A entrada de novos concorrentes e o avanço dos atuais, a pressão dos clientes e fornecedores e a diversidade de produtos e serviços substitutos estão movimentando as pequenas empresas no sentido da inovação. Índice revelado em recente pesquisa do Sebrae Nacional mostra que 75% das micros e pequenas empresas brasileiras vem buscando inovar. Destas, 80% dos pequenos negócios melhoraram o faturamento após a iniciativa, 83% viram melhorias na imagem da empresa e 87% constataram maior satisfação dos clientes.
Segundo especialistas, inovação não significa investimento de dinheiro, mas sim ganhar mais dinheiro com algo novo implementado pela empresa, investindo em novos hábitos e melhorias que aumentam suas receitas e/ou reduzem suas despesas.
O empresário pode gastar pouco implementando uma caixa de sugestões para a coleta de ideias inovadoras de clientes e funcionários. O investimento necessário dependerá da capacidade inovativa e financeira de cada empresa, bem como o risco que o empresário está disposto a correr para conquistar mercado.
Um exemplo é a empresária Tieko Hara, dona de uma padaria, que costuma priorizar melhorias no atendimento para manter e conquistar novos clientes: “Troco sempre os uniformes dos funcionários por modelos novos e ofereço treinamento para bom atendimento”, ressalta. Recentemente, ela implementou comandas eletrônicas e informatizou todo o sistema de estoque para agilizar e dar mais assertividade ao processo de cobrança. “Se eu for somar tudo, o cliente tem que esperar e isso não agrada; quando o cliente vem à padaria ele geralmente já está voltando do trabalho e não quer enfrentar fila”, acredita. Agora, a empresária está iniciando sua entrada no mundo on-line e prepara o site da padaria. “Estou sempre atrás de novidades, espero que o site, atrelado ao Facebook, ajude no marketing”, afirma.
Fonte: FolhaWeb – Economia e Negócios