A empresária Ana Paula Barcena passou 11 de seus 37 anos trabalhando no departamento comercial de uma empresa de limpeza de São Paulo. Ela era responsável por vender os serviços da companhia e ouvir o feedback dos clientes. “Eu passava o dia conversando com eles e fazia questão de perguntar do que mais gostavam, o que achavam ruim.”
Com o tempo, a paulista acumulou uma lista de aspectos positivos e negativos sobre o trabalho feito pela empresa. “Percebi que as duas maiores reclamações eram a qualidade do serviço prestado, que deixava a desejar em muitos casos, e o fato de os produtos usados não serem ecológicos.”
Munida com essas informações, em meados de 2008, Ana Paula começou a pensar na possibilidade de abrir uma empresa que conseguisse sanar os principais problemas apontados pelos consumidores.
A coragem para virar empreendedora só veio em 2009. Antes de pedir demissão, a paulista decidiu testar a ideia. Com R$ 500, ela comprou produtos de limpeza ecológicos e deu entrada na lavadora extratora (usada para limpar pisos, carpetes e estofados), parcelando a perder de vista. Parte desse valor foi usada também para divulgar o serviço em uma revista do bairro em que morava.
Logo nos primeiros 15 dias de trabalho, Ana Paula começou a ver o retorno de seus esforços. “Meu salário base de vendedora era de R$ 1 mil. Consegui dobrar isso nas duas primeiras semanas oferecendo serviço de limpeza. Esse era o dado que eu precisava para tomar coragem e pedir demissão.” Contra a vontade dos pais, ela saiu do mundo corporativo e fundou a Natureza & Limpeza, em 2009.
Com os serviços que ia fazendo, a empreendedora foi conseguindo pagar novos equipamentos e aumentar a equipe. Em 2012, Ana Paula chamou uma antiga amiga do colégio para se tornar sua sócia, o que garantiu a estruturação de um departamento financeiro na empresa. Com o caixa organizado, e investimentos em publicidade, a empresa cresceu 40% em um ano – e hoje já conta com 10 funcionários e faturou R$ 500 mil em 2013. Entre seus 50 clientes fixos, estão grandes companhias, como Itaú e Bosh.
O próximo plano das empreendedoras é crescer por meio de franquias. “Estamos estruturando para oferecer algo inexistente no mercado e de muita qualidade”, diz Ana Paula.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios