Os pequenos comerciantes estão enfrentando a concorrência das grandes redes de supermercado com capacitação e ajuda dos atacadistas e distribuidores. O resultado mostra que estão mais competitivos, conseguindo até aumentar seu faturamento e empregar mais trabalhadores.
O Sebrae está junto com os distribuidores no programa “varejista competitivo” para que os empreendedores se tornem fortes no mercado de diversas regiões do país. Aos atacadistas interessa manter os pequenos comerciantes com as portas abertas, com mais dinheiro no caixa e cada vez mais “fiéis” àqueles que abastecem suas prateleiras.
Durante essa capacitação, os pequenos empresários, em sua maioria, de bairros periféricos e cidades de menor porte, se conscientizam que reformar fachadas, melhorar atendimento e controlar estoques podem render até 70% de aumento em suas vendas.
Segundo pesquisa do Sebrae, o faturamento mensal cresceu para 66% dos empreendedores que participam da capacitação e o aumento das contratações foi em média de 16%. “O meu foco, antes do programa, era apenas o preço para vencer a concorrência. Mas, ao reformar a loja, mudar a iluminação, climatizar o local com ar-condicionado e aumentar a oferta de produtos, os clientes dobraram”, afirma Michael Douglas Cerqueira de Carvalho, 28, um dos sócios do Supermercado Cereais de Minas, da Baixada Fluminense (RJ).
“Sem orientação, muitos desses comerciantes já teriam fechado as portas, engolidos pela concorrência de grandes redes ou por supermercados de diferentes formatos que, em busca de maior participação no mercado, avançam em áreas mais distantes e pelo interior do país”, diz Walter de Sousa, coordenador do comitê varejo competitivo da Abad, associação que reúne atacadistas e distribuidores. O setor abastece um milhão de pontos de venda no país e movimenta 5% do PIB.
Fonte: Folha de S. Paulo