PIAUÍ – O empreendedorismo, o trabalho por conta própria, a capacidade de gerar o próprio negócio e recursos têm se destacado nos últimos tempos entre os jovens. Dados da Secretaria Estadual do Trabalho apontam que o comércio varejista de moda atrai cada vez mais cedo pessoas e as microempresas representam 85% do setor no Piauí. São aproximadamente 328 empreendimentos somente para este segmento no estado.
O fascínio pelo universo da moda começou cedo na vida da empresária Caroline Venâncio. Aos nove anos ela já vendia roupas que a mãe costurava em Água Branca. Ao vir morar em Teresina continuou a vender os produtos para as amigas, até que não conseguiu mais atender tantas encomendas e decidiu abrir a própria loja. “Cerca de 80% da produção é minha. Eu viajo muito para ver tendências, fazer cursos, trago tecidos, aviamentos e tudo é feito aqui”, destacou.
Há um ano com negócio próprio, quem toma conta das finanças da loja de Caroline é sócio e marido da empresária, que deixou o emprego para se dedicar somente ao empreendimento. “A nossa meta é mudar para um lugar mais amplo, confortável, para que o cliente fique mais a vontade e seguro. Nós estamos conseguindo caminhar para essa nova aquisição”, revelou o empresário Carlos Alexandrino.
Micaela Brito, de apenas 18 anos, também aposta na loja de roupas e acessórios que mantém em parceria com a irmã mais velha. A jovem empresária declara fazer o que gosta, ganhando dinheiro e colocando em prática o que aprende na faculdade de publicidade e marketing. “Aqui é um espaço onde é lançada a coleção, referente às tendências de fora e é nossa proposta acelerar esse processo”, destacou.
O interesse pelo comércio varejista só cresce e quem pretende abrir o negócio no setor tem a oportunidade de participar de um programa próprio do Sebrae. O programa oferece cursos, palestras, consultorias e oficinas. A taxa é simbólia e atualmente tem uma turma com 30 pessoas, todos jovens e a maioria mulheres.
Para se manter no mercado competitivo e com tendência que muda com frequência, a coordenadora de treinamento do Sebrae Valcledes Moura destaca que é preciso levar em consideração algumas dicas como: investir em capacitação, manter a loja com novidades, vitrine bonita e iluminada, funcionário simpático para fidelizar o cliente.
Fonte: G1