PARAÍBA – A pescadora Maria de Fátima Mota Barbosa identificou uma oportunidade de negócio ao constatar a diminuição no consumo do peixe traíra em Camalaú, na Paraíba. Ela realizou pesquisas e criou uma técnica para retirar espinhas que agregou valor ao produto, e fez com que ele voltasse ao mercado.
Com a ajuda da Universidade da Paraíba, ela aprimorou as técnicas já existentes e assegurou a retirada de 95% das espinhas do peixe. Isso fez com que Maria de Fátima conseguisse comercializar o produto, aumentando a venda dos produtores e conquistando clientes diversificados, como restaurantes, escolas municipais e estaduais, além de consumidores da região.
A ideia inovadora e sustentável, que hoje gera renda para as mulheres pescadoras da região, garantiu à Maria de Fátima um dos prêmios “Mulher de Negócios” do Sebrae, na categoria Produtora Rural. No futuro a empresária planeja criar um plano de negócios, aumentar as capacitações e investir na construção de um local próprio para as atividades da empresa, além de produzir selos que certifiquem a qualidade do projeto. Esse “upgrade” vai permitir novas contratações, gerando cada vez mais renda para as comunidades paraibanas.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias