Dilma e Afif apoiam os 10 mandamentos da MPE

13 de fevereiro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

A proteção ao Microempreendedor Individual (MEI) e a simplificação do Simples também foram aspectos discutidos durante o lançamento do Comitê Interministerial de Avaliação do Simples Nacional, em Brasília, pela presidente Dilma Rousseff.

“Ao se formalizar, o MEI tem sido penalizado com aumentos de outros atributos, como o IPTU, e também nas suas contas de casa, sob o argumento de que é uma empresa, por ter CNPJ. Na verdade, o imóvel do MEI deve continuar sendo residencial mesmo após a sua formalização. Para mudar isso vamos ter que simplificar o Simples”, ressaltou o ministro Guilherme Afif, que preside o comitê.

Outra prioridade serão os estudos pedidos pela presidente para a ampliação de outros setores que ainda não estão contemplados pelo Simples. Para beneficiar ainda mais o MEI, outra proposta é o lançamento do Pronatec Aprendiz. Neste item, o objetivo é que as micro e pequenas empresas possam contratar aprendizes com todo o custo pago pelo próprio Governo. “Dentro de 15 a 20 dias nós estaremos com os estudos prontos deste projeto, junto com o Ministério da Educação, Ministério do Trabalho e Ministério do Desenvolvimento Social”, explicou Afif.

A importância da inovação e globalização dos pequenos

Entre as metas discutidas pelo Comitê está também o Simples Internacional. “A globalização não chegou para os micros e pequenos empresários. É preciso um grande esforço para colocar os pequenos no circuito internacional”, constatou o ministro. De acordo com ele, foi determinado que também sejam feitos estudos para eliminar as barreiras que impedem as micro e pequenas empresas de participarem do comércio internacional.

Além disso, outra diretriz é o incentivo pela inovação para as micro e pequenas empresas. Isto será possível com os órgãos e entidades de pesquisa para apoiar a melhoria da produção e da produtividade dos pequenos negócios.

Para levar essas diretrizes para todas as regiões do País está sendo realizada a Caravana da Simplificação. A Caravana vai promover e detalhar em todas as capitais estaduais essa pauta de ações.

Veja, abaixo, os 10 Mandamentos para a Política de Apoio à Micro e Pequena Empresa, tratados na primeira reunião do Comitê:

1 – Universalização do Simples

2 – Simplificar o Simples

3 – Proteção ao MEI

4 – Implantação da REDESIM

5 – PRONATEC Aprendiz

6 – Crédito para os bens de produção

7 – Caravana da Simplificação

8 – Simples Internacional

9 – Inovação dos pequenos

10 – Campanha Pensar Simples

6 comentários para “Dilma e Afif apoiam os 10 mandamentos da MPE”

  1. NEUSA HONORIO disse:

    Gostaria de saber se o simples será aplicado para pequena corretoras de seguros, que estão fechando por conta dos impostos um total de 27% SOBRE O FATURAMENTO.
    Boa tarde!!!!!Muito obrigada

  2. João Pereira Pinto disse:

    Afif
    Parabéns pelo trabalho em prol da micro e pequena empresa.
    Parabéns pela simplificação na abertura de empresas.
    Continue simplificando, simplificando tudo.
    Não esqueça de simplificar o fechamento de empresa, pois no Brasil abrir empresa é o desejo da grande maioria que agora aumentará mais ainda devido às facilidades para abrir. Ocorre que a maioria não tem habilidade administrativa e capacidade financeira para isso. O resultado é que a grande maioria não chega nem ao quinto ano de vida. E ai o cidadão fica com o nome preso a cadastros e mais cadastros, pois fechar uma empresa no Brasil e outro parto. Não esqueça disso também. Tem milhões de empresas inativas esperando a simplificação para ser fechada. Isso inclusive deve reduzir o custo Brasil, pois manter esses cadastros deve ter um custo enorme.

    • manutencao disse:

      Caro João. Você está certo. Pois, não há razão de ficar a empresa aberta enquanto aguarda uma fiscalização para fechar. Na verdade, você pode imediatamente dar a baixa ficando um responsável pela guarda dos livros e o seu respectivo endereço para então, à medida que isso aconteça, dar baixa imediatamente. E se amanhã for feita uma fiscalização e encontrada alguma coisa, essa empresa terá o CNPJ ativado e reaberto, mas na maioria dos casos pode fechar. Estamos trabalhando nisso perante a Receita Federal.
      Um abraço

  3. Celso Amancio disse:

    Caro amigo Afif, ganhamos 4 prêmios de reconhecimento pelo trabalho relativo ao MEI na minha gestão como secretario desenvolvimento econômico em Sao Caetano do Sul, inspirados e motivados pela admiração pessoal estou a sua disposição.
    Parabéns pelos avanços.

Deixe um comentário!