Uma parceria entre empresários para a realização de compras coletivas é a nova estratégia das MPEs para sobreviver no mercado. O cooperativismo vem sendo uma alternativa para os pequenos empreendedores reduzirem gastos, aumentar o faturamento e superarem as dificuldades.
Na Praia do Forte (BA), um dos destinos mais procurados por turistas, empresários criaram uma central de negócios que reúne 23 empresas entre bares, restaurantes, agências de turismo e pousadas. O objetivo é reduzir custos e evitar prejuízos na baixa temporada.
A ação também incentiva a troca de ideias entre os empreendedores: “Juntos, a gente consegue pensar em novas coisas que podemos desenvolver para beneficiar a nossa própria empresa”, diz Paula Guino, dona de uma agência de turismo.
“A partir da troca de informações, vi que os meus problemas eram os mesmos dos outros empresários. Então, começamos a nos ajudar bastante e deixar de ver o outro como um concorrente e vê-lo como uma pessoa que podia somar”, completa Graciela Rodrigues, dona de uma cafeteria.
Veja matéria completa sobre o cooperativismo entre micro e pequenos empresários no site G1.