Com a valorização imobiliária no Brasil, em quatro anos o preço médio do aluguel no país subiu mais de 300% – um impacto ainda mais visível nas grandes cidades. Em São Paulo, por exemplo, os aluguéis podem variar de R$ 2 para R$ 20 mil a apenas um quarteirão de distância das ruas mais tradicionais.
Para driblar o alto custo de locação, inviável para quem está começando um negócio, os pequenos empresários têm optado pelas galerias do centro da cidade e encontrado alternativas. Na Galeria Augusta, com 57 lojas, empresários chegam a fazer parcerias, dividindo o espaço para diluir os custos.
Além do preço, as vantagens das galerias são muitas: geralmente próximas de prédios comerciais, elas atraem um grande fluxo de pessoas na hora do almoço, prinncipalmente quando concentram diversas ofertas de produtos e serviços no mesmo espaço. “É ideal porque você ganha tempo. Na compra, hora do almoço você resolve todos os seus problemas numa galeria dessas”, diz o consultor de negócios Josafá Constantino, especialista em pontos comerciais. “Você tem mercado, você tem papelaria, você tem sapataria, um ajuda o outro e isso consiste no sucesso de todos”, afirma.
Fonte: G1