Músicos criam loja de roupas “vintage”

21 de novembro de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

RIO GRANDE DO SUL – O que antes era apenas um passatempo acabou virando um negócio sério para um músico de Porto Alegre que decidiu investir no setor de moda e vestuário. Inspirado em suas vivências no exterior, ele criou uma marca de roupas que aposta na pegada do rock e do folk e no estilo vintage para conquistar os consumidores em um mercado cada vez mais competitivo.

A ideia surgiu meio que por acaso em 2006, quando Cláudio Flores Mattos e Luciano Leindecker, músicos da banda Cidadão Quem, resolveram criar estampas em camisetas com uma série limitada de poucas peças. Ao perceberem que o retorno foi positivo, o hobby se transformou no projeto que deu origem à Regentag, uma loja de roupas no conceito “garage store”.

“Voltei dos Estados Unidos e comecei a reproduzir peças de roupas que eu tinha comprado para mim. Eram camisas com uma pegada mais western e cowboy. E daí o pessoal começou a pedir para que eu fizesse mais roupas e, quando percebi, estava produzindo bastante coisa. Daí abri a primeira loja em uma garagem e estamos aqui hoje”, explica Mattos.

A experiência de vida de quase uma década morando na cidade norte-americana de Los Angeles foi o estopim para dar início ao empreendimento. Hoje, sete anos depois, a Regentag tem duas lojas na Rua João Telles, intitulada como “Calçada do Rock” da capital gaúcha, e é administrada por Mattos e por Carine Hickmann.

São os dois que tocam a grife de camisetas, camisas, paletós e jaquetas. Além das peças garimpadas no exterior, a marca tem uma linha de roupas infantis que segue a mesma vertente do rock e do folk, chamada Kindertag, e também trabalha com roupas recicladas, no conceito vintage.

O nome da marca significa “dia chuvoso” em alemão e faz referência à obra de um artista austríaco. Mattos brinca com o nome, já que a loja foi inaugurada em um 20 de setembro, quando se comemora a Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul, extremamente chuvoso.

“Não sou nada bairrista, mas acho legal que foi nessa data. E no dia que abrimos a loja chovia muito e tivemos que colocar um toldo na frente da loja. E como o nome significa dia chuvoso em alemão, foi muito engraçado”, lembra ele.

Desde a confeção das primeiras camisas para consumo dos amigos até hoje, a marca ganhou tamanho e passou a ser revendida em cidades do interior e também em estados como Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. Os materiais são todos produzidos pela empresa e confeccionadas no estado e em Santa Catarina.

Nomes famosos como o da modelo Raquel Zimmermann vestiram as roupas da Regentag em diversos editoriais de moda de revistas e publicações especializadas no assunto. Na internet, a marca também colhe elogios dos consumidores que apreciam o estilo diferenciado.

Na loja localizada no bairro Bom Fim, um dos mais tradicionais da capital, a decoração também chama atenção. O ambiente é repleto de câmeras fotográficas antigas, placas vintage e outros tipos de memorabilia, garimpados por Mattos ao longo de sua vida.

“Muita coisa eu peguei com meu avô e outras eu fui adquirindo no meu dia a dia. Temos um toca discos ali e está sempre rolando um som na loja. E isso faz parte da gente. Temos um perfil e uma proposta de ser cool, tanto que não estampamos a nossa marca nas nossas roupas. Ela é punk, mas é bacana”, conclui o músico empreendedor.

Fonte: G1

 

Deixe um comentário!