RIO GRANDE DO NORTE – Despertar o espírito empreendedor, a criatividade e transformar conhecimento intelectual em conhecimento prático, de modo que haja integração do saber e geração de novas percepções. Esses são os pilares do projeto Jovens Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte. A iniciativa ensina crianças estudantes do Ensino Fundamental a trilhar pelo caminho do empreendedorismo.
A primeira turma no estado foi iniciada no começo do semestre no complexo Educacional PH3, localizado em Parnamirim. O Sebrae capacitou 15 professores da escola para adotarem a metodologia e repassar o conteúdo em sala de aula. Os conceitos de empreendedorismo são trabalhados de forma interdisciplinar com a aplicação de conteúdos de outras disciplinas, como artes, língua portuguesa, matemática e ciências.
Durante as aulas, são desenvolvidas várias atividades voltadas para a simulação de uma miniempresa. Assim, as crianças aprendem os primeiros passos de um empreendedor, por meio da elaboração de um plano de negócios, que engloba pesquisa de mercado, confecção de produtos para a venda e atendimento ao cliente.
“As atividades pedagógicas são aplicadas de forma lúdica e fazem com que os alunos identifiquem conceitos e desenvolvam ações relacionadas a oportunidades, meta, planejamento, ética, postura profissional, independência e autoconfiança”, explica a gerente de Educação e Empreendedorismo do Sebrae no estado, Tathiana Udre.
Os primeiros resultados da iniciativa puderam ser conferidos pelo público durante a Feira de Produtos do projeto, realizada no dia 9. Cada turma da escola ficou encarregada de estruturar um negócio. Os alunos demonstraram talento e disposição para empreender. O evento foi aberto à comunidade e contou com a participação de toda a comunidade escolar e de parentes dos alunos. Foram apresentadas diversas ideias de negócios, desde fábrica de temperos, brinquedos ecológicos, lojas de doces à máquina de chocolate.
“Realizamos avaliações com a equipe de professores que aplicou a metodologia. Segundo os educadores, a metodologia do programa proporciona atitudes, comportamentos e sentimentos empreendedores nos alunos”, enfatiza Tathiana Udre. Segundo ela, o Complexo Educacional PH3 foi a instituição escolhida pelo interesse no programa. O colégio foi vencedor de duas etapas estaduais do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias