Três grandes temas ligados às micro e pequenas empresas serão abordados na próxima semana quando Brasília vai receber a reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) na sede do Sebrae Nacional. Organizado pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa e pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento Integral da OEA, o evento vai debater a promoção de políticas públicas para garantir a internacionalização das MPEs, focando em três pontos principais: a importância dos pequenos negócios e das médias empresas no comércio internacional; desafios e marco regulatório para a internacionalização dos empreendimentos de micro, pequeno e médio porte; e instrumentos para a internacionalização.
Durante a reunião o ministro Guilherme Afif vai falar sobre a criação do Simples Internacional, que propõe a criação de um mercado internacional para as MPEs de línguas portuguesa e espanhola. O projeto estabelece que micro e pequenos negócios brasileiros, latino-americanos e também do Caribe, Espanha, Portugal e África lusófona possam celebrar acordos bilaterais em condições desburocratizadas para importar e exportar. Para isso, Afif vai defender a necessidade de criação de uma logística adequada para as empresas de menor porte, a fim de garantir o tráfego dos bens e o direito de se beneficiarem de impostos reduzidos, conforme definidos em lei.
“O futuro do emprego no mundo está no crescimento das micro e pequenas empresas. E, para possibilitar que elas possam cumprir o papel que lhes cabe, de gerar emprego e renda, é fundamental simplificar a vida do segmento”, afirmou o ministro.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias