Do canavial ao negócio próprio

7 de novembro de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

ALAGOAS – Ao longo de quatro anos de atuação com linhas de crédito, a Desenvolve – Agência de Fomento do Governo de Alagoas – vem contribuindo com a realização do sonho de muitos alagoanos: o desenvolvimento sustentável de milhares de pequenos empreendimentos. Um dos casos de maior sucesso é o da oficina de bicicleta de Ivanildo da Silva, em Murici.

Acostumado a acordar às 7 horas da manhã e trabalhar até as quatro da tarde, cortando a maior quantidade de cana-de-açúcar que conseguisse, o hoje empreendedor individual descobriu seu talento para os negócios.

Cansado de viver longe da família, após 24 anos cortando cana no estado de Minas Gerais e decidido a mudar o rumo de sua história, Ivanildo decidiu voltar para Alagoas e tentar outro trabalho mais gratificante.

O até então cortador de cana Ivanildo da Silva voltou para o município de Murici, localizado na Zona da Mata Alagoana, a 44km de Maceió. “Eu chegava a passar nove meses do ano longe de casa, suando e trabalhando para conseguir o pouco que ganhava e ajudar no sustento da minha família. Já me sentia cansado e sem a força que eu tinha quando comecei a pegar no facão. Então eu pensei em voltar para minha cidade e tentar algo novo”, explicou Ivanildo.

Empreendedor

Após o retorno à cidade natal, Ivanildo da Silva começou a se questionar sobre o que iria fazer para se manter e alimentar sua família. Em abril de 2010, já casado com Maria Quinor de Assis, o ex-cortador de cana resolveu abrir o próprio negócio, deixando no passado o trabalho nos canaviais mineiros.

“Eu pensei em diversas opções para trabalhar, mas eu já tinha notado que aqui em Murici não tinha muitas oficinas de conserto e venda de material para bicicletas. Foi quando eu decidi abrir o meu próprio negócio e encarar o que vinha pela frente, pensando no meu futuro”, disse.

Sem nenhuma prática com os novos equipamentos que agora iria manusear, Ivanildo encarou a nova rotina como oportunidade de aprender novas formas de trabalho. “Foi trabalhoso no começo, porque eu nunca tinha trabalhado com bicicleta, fui aprendendo aos poucos. Tive força de vontade para enfrentar as dificuldades e com o apoio de meus familiares e amigos, consegui erguer minha oficina no comercio da cidade”, lembra.

Ivanildo passou a trabalhar com muitas coisas novas, além do conserto de bicicletas. Formalizado, ele tinha outras habilidades a desenvolver. Entender de marketing, vendas e contabilidade eram algumas das técnicas que Ivanildo tinha que aprender. “Quem iria imaginar que uma pessoa que começou a cortar cana com 9 anos de idade iria trabalhar com tantas coisas ao mesmo tempo?”, perguntou-se.

Novos horizontes

Em 2012, o empreendedor quis ampliar o negócio e passar a atender as demandas de motocicletas, que na cidade é um dos principais meios de transporte. “Foi quando conheci a Desenvolve, através do Sebrae, e tive a oportunidade de retirar um empréstimo para comprar materiais para atender os pedidos dos motoqueiros que não tinham onde consertar suas motos aqui próximo”, destacou.

Com o primeiro crédito de R$ 6 mil, adquirido por meio da linha de microcrédito Desenvolve/BNDES, o dono da oficina Bike Motos fez a compra de rodas, aros e demais ferramentas para a correção de motos. Embora não tenha tido o sucesso que imaginava, viu ali uma chance de buscar novos horizontes.

Após a quitação do primeiro empréstimo, o empreendedor resolveu ampliar ainda mais o seu negócio com as bicicletas e fez um novo financiamento na Desenvolve. Desta vez, o foco era aumentar a infraestrutura para melhor atender os clientes.

Com o empreendimento funcionando de segunda a segunda, Ivanildo da Silva obtém rendimento para sustentar sua família e manter a oficina de forma sustentável. “Quero dar uma boa educação ao meu filho e servir de exemplo de que com esforço e dedicação, conseguimos o que queremos”, afirma.

Fonte: Tribuna Hoje

 

Deixe um comentário!