PARANÁ – Os paranaenses serão representados na 36ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), o maior evento de moda do Brasil, que acontece de 28 de outubro a 1º de novembro, no Parque Villa-Lobos. A empresa Stooge, de Apucarana, Norte do Paraná, especializada na confecção de roupas e acessórios com temática rock, foi selecionada para participar do evento.
A Stooge vai compor o grupo de 21 micro e pequenas empresas, de 15 estados brasileiros, que irão expor seus produtos na loja Pop Up, que oferta aos visitantes produtos com design e itens de edição limitada. A oportunidade é fruto de um convênio do Sebrae Nacional com o Instituto Nacional de Moda e Design (In Mod) .
A coordenadora estadual do setor de moda e vestuário do Sebrae no Paraná, Carla Werkhauser, explica que a Stooge foi escolhida após passar por uma rigorosa avaliação e seleção. “A curadoria do SPFW é bastante criteriosa. A marca foi selecionada porque aposta em produtos diferenciados, com valor agregado e que tem tudo a ver com o público que circula pela Semana de Moda”, justifica a coordenadora.
A Stooge tem quatro anos de existência e atualmente está presente em mais de 200 lojas espalhadas pelo Brasil. A proprietária da marca, Patrícia Oliveira, ficou surpresa com a notícia de que havia sido selecionada para fazer parte da Pop Up. “Nunca imaginei que poderia ter uma chance como essa. Agradeço ao Sebrae no Paraná por me ajudar a chegar até aqui”, afirma.
Não é a primeira vez que micro e pequenas empresas paranaenses conseguem lugar na loja Pop Up do SPFW. Na última edição do evento, realizada em março deste ano, a EcoCalema, de Capitão Leônidas Marques, no Oeste do estado; e a EcoJoias, de Corbélia, também da mesma região, expuseram seus produtos no mesmo espaço, que funciona como uma vitrine da moda.
A proprietária da Stooge está ansiosa para colher os frutos da participação no SPFW. “Sei que muitas portas vão se abrir. Quando comecei meu negócio, não imaginava que poderia chegar tão longe. Minha expectativa é crescer ainda mais”, planeja Patrícia.
Caravana da moda
A parceria do Sebrae Nacional com o In Mod não inclui somente a participação na loja Pop Up. Mais do que isso, o convênio possibilita que um grupo de empresários conheça os bastidores do evento e assista aos desfiles. Nesta edição, cinco empresários das regiões Norte, Noroeste e Sudoeste do Paraná irão até São Paulo, ao lado de representantes do Sebrae no Paraná, para ver de perto tudo o que a Semana de Moda tem a oferecer.
“Não é qualquer pessoa que tem acesso aos corredores do SPFW. Apenas um público muito restrito tem entrada garantida no evento, que reúne os maiores estilistas brasileiros, empresários e jornalistas internacionais. Será uma espécie de capacitação intensiva, em que os empresários paranaenses poderão ter contato com tendências de moda e comportamento, além de aproveitar o que viram para inspirar suas próximas coleções”, conclui Carla Werkhauser, do Sebrae no Paraná.
Fonte: Sebrae