O destaque do papel das micros e pequenas empresas (MPEs) nas exportações brasileiras foi abordado nesta quarta, 02 de outubro, com a divulgação de uma pesquisa do Sebrae durante a abertura do XVII Encontro Internacional de Negócios do Nordeste. De acordo com o estudo o valor exportado pelas MPEs cresceu 11,3% entre os anos de 2008 e 2011, o que culminou em um fluxo de US$ 2,2 bilhões. Em comparação com o ano anterior, o valor médio exportado por firma cresceu 14,3%. Ao todo, o número de MPEs exportadoras brasileiras em 2011 foi de 11.525.
Ainda segundo o levantamento do Sebrae, a participação das MPEs no total de empresas exportadoras manteve-se estável em relação ao ano anterior, alcançando 61,5%, sendo 27,0% referentes às microempresas e 34,5% às pequenas.
O XVII Encontro Internacional de Negócios do Nordeste, que encerra nessa quinta-feira, 03, em Fortaleza, reúne vendedores da Região e compradores de 25 países. Entre os vendedores, está Albertina Roque de Holanda, da Associação das Rendeiras e Bordadeiras de Mundaú, que espera receber muitas encomendas dos compradores internacionais.
A pesquisa pode ser baixada na íntegra nesse link.
Fonte: Portal do Desenvolvimento Local