Nem só de rock vivem os roqueiros. O cantor da banda Iron Maiden, Bruce Dickinson, chamou a atenção durante a apresentação do grupo no último dia do Rock in Rio ao fazer propaganda da própria cerveja, a Trooper. Desenvolvida pelo próprio vocalista e fabricada em parceria com a cervejaria britânica Robinsons, a cerveja foi lançada em março deste ano e chegou ao Brasil em agosto.
A iniciativa é um exemplo da tendência adotada pelas bandas de rock mais tradicionais para geração de receita: o licenciamento de produtos. Antes da internet, os shows eram feitos para promover a venda de discos. Agora, quando qualquer disco pode ser baixado antes de ser lançado, os shows se transformaram na principal fonte de renda, ao lado da comercialização de produtos com a marca da banda.
No show do Rock in Rio, além da cerveja, a veia empreendedora do Iron Maiden estava nos tradicionais adereços de palco, no onipresente boneco Eddie e nas camisetas, iguais às do público, vestidas pelos guitarristas.
Mais do que o vocalista e frontman da clássica banda de heavy metal Bruce Dickinson é um raro exemplo de roqueiro que se transformou em grande expoente do empreendedorismo e da criatividade empresarial, além de piloto de aviões. Suas experiências incluem a criação da escola de formação de pilotos Real World Aviation e a empresa de manutenção de aeronaves Cardiff Aviation. O cantor será um dos palestrantes da Campus Party 2014, que acontecerá de 27 de janeiro a 2 de fevereiro em SP. No palco principal, Dickinson vai compartilhar sua experiência na criação de empresas. Ele falará sobre os paralelos entre sua música e o mundo dos negócios, além de oferecer exemplos de gerenciamento de equipe.
Fontes: Exame, Folha de S. Paulo, e site da Campus Party.