ESPÍRITO SANTO – A capacidade do empresário perceber a oportunidade pode definir o sucesso ou o fracasso do seu empreendimento. Foi assim que nasceu a Vitali Nutrição Saudável, que funciona sob a direção do empresário e médico Ezio Silveira Baptista Filho. Ele percebeu a oportunidade de negócio quando teve de adotar uma dieta mais saudável, por conta de um problema de saúde. A partir dessa necessidade, o empresário viu que se tratava de um mercado carente de investimentos e, disposto a investir, decidiu procurar o Sebrae para ajudá-lo. “Após o curso Sebrae Próprio, obtivemos as informações necessárias para o desenvolvimento do Plano de Negócios, pois antes tínhamos uma ideia e não sabíamos como viabilizá-la.”, conta.
Hoje, a Vitali oferece 11 opções de refeições congeladas, que precisam de poucos minutos no micro-ondas para deixá-las prontas para o consumo. Com a consultoria do Sebrae, a empresa já está desenvolvendo novos pratos, que mantêm a linha de pouco sal e pouca gordura saturada. Atualmente, os produtos podem ser adquiridos em cinco pontos de venda – Ledut Casa de Pães, Mais Nutrir e Casa de Praia, em Vitória; Nutri Center, em Vila Velha; e Armazém Estrela, em Cachoeiro de Itapemirim.
Mas, muito além da praticidade, as pessoas querem qualidade na hora das refeições, o que possibilita a expansão de um nicho no setor de alimentação: os congelados. A pesquisa Brasil Food Trends 2020, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo Ibope, mostra que conveniência e praticidade são as principais prioridades para 34% dos consumidores de alimentos do país.
Ezio Silveira Baptista Filho afirma que esse mercado tem registrado crescimento entre 20% e 25% ao ano no Brasil. “Tivemos uma expansão da classe média, o aumento do poder aquisitivo da população e um número maior de pessoas trabalhando em tempo integral e, consequentemente, com menos tempo para cuidar da casa, dos filhos e da alimentação da família”.
Outros fatores, como famílias menores e maior número de pessoas que moram sozinhas, também influenciam no crescimento do setor. “Podemos ver claramente essa expansão nos supermercados. Hoje, a área de congelados ocupa cerca de 30% do espaço desses estabelecimentos. Há dez anos, não chegava a 5%”, comenta Ezio.
Fonte: Sebrae