Guilherme Afif, na primeira pessoa
Nasci na cidade de São Paulo e vivi até os sete anos na cidade de Casa Branca, interior paulista. Eu me considero um homem simples, profundamente ligado aos hábitos e valores da família. Sou casado com a Silvia, tenho quatro filhos (Cecília, Arnaldo, Guilherme e Silvia Helena) e doze netos.
Eu me formei em administração de empresas e meu primeiro emprego foi na companhia de meu avô, um imigrante libanês que fez a vida no ramo de seguros.
Minha atuação na Indiana Seguros durou cerca de 40 anos e foi fundamental para que eu aprendesse a ser um bom negociante. Fechei contratos, conheci pessoas e amadureci.
Sempre vi a política como uma forma de ação capaz de transformar, de mudar e melhorar a vida das pessoas. Mas, como empresário, nunca pensei que um dia poderia unir as duas coisas.
Para entrar na vida pública, tive que vencer minha timidez e aprender a defender meus ideais. Comecei no centro acadêmico, onde percebi que poderia enfrentar desafios e discursar para grandes plateias; depois, o convívio com outros empresários me levou a assumir posições de destaque como a de presidente da Associação Nacional das Companhias Seguradoras em 1975. Um ano depois me tornei diretor da Associação Comercial de São Paulo.
A partir daí, descobri minha verdadeira vocação: defender interesses comuns da sociedade brasileira, como o incentivo ao pequeno empreendedor, a redução dos impostos, a inclusão dos portadores de deficiência no mercado de trabalho.
Sempre procurei ser ético nas decisões que tomei. Minha trajetória pública é marcada por muito trabalho, dedicação e coerência.
Ao assumir a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), órgão com status de ministério, me prontifiquei a acompanhar o andamento da Lei Complementar nº221/2012, que propunha alterações na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Este acompanhamento resultou em novas conquistas para o Simples Nacional, que cito mais abaixo. Costumo brincar que, com muito orgulho, fui o primeiro e único Ministro da Micro e Pequena Empresa. E nesta breve passagem pelo ministério, conquistei medidas importantes para as MPEs.
No Governo do Estado de São Paulo fui vice-governador e, também, estive à frente de três secretarias: da Agricultura, do Emprego e de Desenvolvimento Econômico.
Fui deputado federal constituinte e concorri à Presidência da República nas eleições de 1989, recebendo mais de 3 milhões de votos. Confesso que, apesar de ter entrado esperançoso nessa disputa, eu não contava com tamanha aprovação popular. Foi muito gratificante receber o carinho e o reconhecimento de todos. A eleição de 89 foi, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes da minha vida. Mas não foi o único.
Sinto o maior orgulho de ter participado da elaboração de projetos como o Impostômetro, o Simples (Sistema Integrado de Pagamento de Impostos), o Microempreendedor Individual (MEI), o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), o Portal Poupatempo do Empreendedor, a Universalização do Simples Nacional, o Portal Empresa Simples, a RedeSimples.
Este site é um espaço para nos conhecermos melhor. O objetivo é fazer dele um instrumento de interação, discutindo e debatendo temas que interessam a todos nós, cidadãos brasileiros.
Você vai conhecer melhor a minha história, os meus projetos, as bandeiras que sempre defendi e ter acesso a fotos, vídeos e conteúdo inédito sobre minha trajetória pessoal, empresarial e política.
Mas eu também quero conhecer você! E um bom canal para isso são as redes sociais. Estou no Twitter (@guilherme_afif), no Facebook (www.facebook.com.br/guilhermeafif), no Instagram (https://www.instagram.com/guilhermeafifdomingos/), no Youtube (http://www.youtube.com/afifdomingos) e no Flickr (flickr.com/afifdomingos)
Nos vemos lá!
Um forte abraço
Guilherme Afif Domingos