Em número cada vez maior e cada vez mais jovens: assim poderia ser resumido o perfil dos empreendedores brasileiros, segundo pesquisa divulgada pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios durante o Congresso Global de Empreendedorismo, nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro.
Segundo levantamento do Global Entrepreneurship Monitor de 2012, o Brasil tem 27 milhões de pessoas que já têm a própria empresa estabelecida ou em fase de criação, o que deixa o país atrás apenas da China e dos Estados Unidos. O perfil padrão do empreendedor brasileiro é composto de homens entre 25 e 44 anos e ensino superior completo. Mas este retrato vem mudando com o aumento de jovens que decidem empreender ainda durante a faculdade, entre os 18 e os 24 anos. Destes, 65% investem recursos próprios em suas ideias.
“O empreendedorismo está se fortalecendo no país, mas só agora o tema está se tornando mais relevante. Com isso há um processo de amadurecimento dos empreendedores. Aos poucos, veremos pessoas mais bem preparadas para os negócios”, diz Marcos Simões, diretor da Endeavor. Porém, apesar dos dados favoráveis, o estudo mostra que os principais entraves que os empreendedores continuam a enfrentar são a carga tributária elevada, o desafio de encontrar funcionários qualificados e a falta de capital de giro.
Fonte: PEGN