Com a desvalorização do real em comparação ao dólar, São Paulo despencou no ranking das 131 cidades mais caras do mundo divulgado pela Economist Intelligence Unit (EIU). De acordo com a edição 2013 da Worldwide Cost of Living Survey, São Paulo ficou em 43º lugar – 15 postos abaixo da colocação na pesquisa anterior.
Isso não quer dizer, porém, que a cidade ficou mais barata para seus moradores, mas sim que ficou mais barata em comparação com outras cidades do mundo.
Para Jon Copestake, editor sênior da pesquisa, além do aumento do dólar em relação ao real, o resultado é reflexo da inflação brasileira e do aumento do custo de vida. “Há pouco tempo atrás, São Paulo e Rio chegaram a ficar (comparativamente) mais caras que Nova York, mas nos últimos 12 meses a desvalorização do real diminuiu isso”, disse. Além disso, o editor não descarta que o custo comparativo volte a aumentar à medida que se aproximam a Copa e a Olimpíada.
Segundo a pesquisa, as cidades mais caras do mundo são: Tóquio, Osaka, Sydney, Oslo, Melbourne, Cingapura, Zurique, Paris, Caracas e Genebra.
Fonte: BBC