Uma exposição única revisita a trajetória da arte circense no Brasil: o Centro de Memória do Circo, primeiro espaço consagrado exclusivamente à história do circo no país. A coleção é constituída por acervos provenientes de diversas companhias, com destaque para os dois circos mais antigos do Brasil – Circo Nerino e Circo Garcia. Uma biblioteca reúne livros, revistas, filmes e também uma musicoteca.
A mostra apresenta mais de 160 fotografias com cenas da atividade e uma coleção de objetos, como cartazes, figurinos, utensílios, equipamentos e instrumentos musicais. Nos últimos três anos, esse acervo permaneceu estocado, mas a doação de mais objetos em 2012 possibilitou a montagem da exposição permanente “Hoje Tem Espetáculo!”, que estreou nesta semana em um espaço com 800 metros quadrados.
A ideia da criação do centro nasceu da necessidade de reconstituir, preservar e difundir a história desse espetáculo no Brasil, como parte importante da história do país, e reafirmar a vocação circense do local em que se encontra: o Largo do Paissandu, principal referência do circo brasileiro no século XX.
A exposição pode ser visitada na Galeria Olido – Avenida São João, 473, Centro – com entrada gratuita.
Fonte: Veja São Paulo