Nesta quinta-feira (13) Afif participou do Jantar Anual de Confraternização dos Dirigentes de Bancos, no Hotel Unique, em São Paulo. O encontro foi realizado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF).
Além de Afif, o evento contou com a presença do Sr. Murilo Portugal, presidente da FEBRABAN; Roberto Setubal, presidente do Itaú Unibanco; a ministra da Casa Civil Gleisi Hoffman; Alexandre Antônio Tombini, presidente do Banco Central e Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, entre empresários e executivos do mercado financeiro.
Em seu discurso, o presidente do BACEN falou sobre a solidez do Sistema Financeiro Nacional, que, segundo ele, hoje é reconhecida internacionalmente. Tombini enfatizou a importância de iniciativas do próprio mercado, como a cessão de crédito que conferiu maior segurança às negociações.
Afif também discursou, e reiterou a importância fundamental dos bancos na alavancagem do consumo, aproveitando a inclusão social das políticas públicas dos últimos anos: “Os bancos cumpriram sua missão na expansão do crédito para o consumo. Agora é a hora do crescimento, que está diretamente vinculado ao investimento. E para crescermos de forma segura é necessário investimento de 25% do PIB, mas não temos a poupança interna necessária para essa grande alavancagem. Então é o momento de buscarmos poupança externa em forma de capital de risco nos projetos de parceria público-privada, que são o grande caminho para incorporar a eficiência do setor privado dentro dos projetos públicos. Temos tradição em cumprimento de contratos, e hoje esta tradição tem de ser demonstrada ao mundo”, disse ele.