Afif recebe visita de ministra espanhola

4 de dezembro de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Em visita ao Brasil pela segunda vez em seis meses, a ministra espanhola de Fomento, Ana Pastor, veio ressaltar o interesse das empresas espanholas nos projetos de infraestrutura e transportes do país. A ministra ofereceu a “experiência” e “excelência” da Espanha no desenvolvimento de grandes projetos de infraestrutura, com especial ênfase em trens de alta velocidade e aeroportos. Nos próximos dias, o governo brasileiro deverá lançar o edital de licitação para o Trem de Alta Velocidade entre Rio de Janeiro e São Paulo, uma obra na qual empresas de diferentes países, entre elas várias espanholas, têm interesse em participar. Por isso, Pastor veio apresentar às autoridades brasileiras a ampla experiência espanhola em projetos de envergadura como a implantação do transporte de alta velocidade na Espanha.

Na manhã desta terça-feira, a ministra se reuniu com o vice-governador Guilherme Afif, que é a favor da troca de oportunidades entre os dois países em função das circunstâncias que se apresentam.

Além do intercâmbio de profissionais acompanhados de projetos estruturados e investimentos, Afif declarou que São Paulo “apresenta um portfólio que vem ao encontro do que a Espanha faz de melhor, principalmente no campo da construção de ferrovias”. Ele ressaltou a importância de incentivo das parcerias para “multiplicar nossos investimentos e tirar o atraso que se reflete no mais grave problema que é a mobilidade urbana no estado”.

Para Afif, o momento é de audácia, porque o Brasil precisa de um “choque de competição” no campo da infraestrutura: “Nós ficamos fechados muito tempo. Agora é a oportunidade de darmos este choque , e o estado de SP é o estado que oferece as melhores condições para isso, por ser um país dentro do país”.

“Como dizem os chineses: crise é a soma de dois diagramas – perigo e oportunidade. O momento da crise europeia abre um campo de grandes oportunidades para atuarmos em conjunto”, declarou.

Deixe um comentário!