Uma das prioridades do Programa Estadual de PPPs de Afif é a mobilidade urbana, que inclui o investimento em ferrovias para combater o caos do trânsito na Região Metropolitana de São Paulo. O projeto do Ferroanel, a mais complexa e importante obra ferroviária, irá reduzir em 2 milhões o trânsito de caminhões na cidade a cada ano, e acabar com as filas de passageiros.
No momento, o governo negocia com a concessionária de ferrovias ALL Logística a inclusão de mais um trecho no projeto, entre Santos e Campinas. Com isso, a futura empresa administradora terá um sistema de ferrovias que abrange toda a região, mantendo controle sobre todos os acessos ao porto de Santos, facilitando o trânsito de cargas.
É possível que essa alteração faça com que os prazos do Programa de Investimento em Logística (PIL), anunciado pelo governo em agosto, sejam adiados.
“Com o Ferroanel, tiraremos milhões de viagens de caminhão que transitam na região com destino a Santos. Daí a urgência desse empreendimento”, diz Afif.
Fonte: Folha de S. Paulo