Uma das principais dificuldades enfrentadas pelos empresários está na carga tributária. No Brasil, uma empresa precisa cumprir 3.000 normas tributárias, e impostos como PIS, Cofins, ICMS e ISS acabam incidindo sobre a receita, e não sobre o lucro do empresário – o inverso do que ocorre em outros países. Este complexo sistema tributário acaba gerando obstáculos e afastando investimentos.
Ao comentar as dificuldades enfrentadas pelos empresários brasileiros em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, o fundador do grupo O Boticário, Miguel Krigsner, comparou a situação do empreendedor com a de um “ginasta” que precisa se contorcer para evoluir diante dos obstáculos, e declarou: “Imposto é um câncer na vida de qualquer empresário. Acredito que o País precisa de um planejamento de médio e longo prazo para viabilizar investimentos em equipamentos para resultar em uma produtividade maior”, acredita.
Para Afif, a quantidade de impostos é o maior desafio a ser enfrentado pelos empreendedores: “Isso sufoca o empresário, que não aguenta o peso da tributação. Precisamos lembrar que as empresas brasileiras geram emprego e riqueza para o país. É necessária a ação efetiva do Estado, articulando ações e criando condições para a atividade das empresas”, diz ele.