Matéria do telejornal Bom Dia Paraíba abordou o crescimento da participação feminina no microempreendedorismo individual. Entre as mulheres que decidiram ser suas próprias chefes, a maior parte está registrada na categoria MEI.
De acordo com o SEBRAE, o segmento de empresas que faturam até 5 mil reais por mês é o que apresenta a maior participação de mulheres. Na Paraíba, entre os 33 mil microempreededores registrados, mais de 40% são mulheres. Entre as principais atividades dominadas por elas estão os salões de beleza, corte e costura, lanchonetes e comércio de vestuário.
Em recente pesquisa sobre os resultados do MEI no Brasil, o SEBRAE registrou a expressiva participação feminina de 46% neste setor.
Criado por Afif em 2008, o MEI possibilitou aos trabalhadores o recebimento de benefícios como aposentadoria e auxílio-doença, além de ter acesso a crédito. No total, mais de 400 categorias podem se inscrever como MEIs. Dentre elas estão costureiras, sapateiros, manicures, barbeiros, marceneiros, encanadores e mecânicos.