Uma nova medida vai aumentar as chances de brasileiros desempregados voltarem para o mercado. A partir de agora, eles precisam fazer cursos de qualificação para receber seguro-desemprego. Mais de 12 mil pessoas que pediram o benefício já estão inscritas em cursos por todo o país; cinco mil já estão em sala de aula.
O encaminhamento para os cursos é feito nas próprias agências do Ministério do Trabalho – onde o trabalhador faz o pedido do seguro-desemprego. Depois de uma pré-matricula, o futuro aluno tem 30 dias para ir até a escola indicada, para se inscrever no curso escolhido. As aulas vão ser ministradas por escolas técnicas do governo.
A novidade vale apenas para quem pediu o benefício pela terceira vez em dez anos. Quem faltar às aulas terá o seguro-desemprego suspenso.
O que Afif tem a ver com isso?
O Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) beneficiou mais de 100 mil pessoas desde 2008, quando foi reformulado por Guilherme Afif. O PEQ oferece capacitação profissional para quem está desempregado. Os cursos, gratuitos, foram escolhidos através do Diagnóstico para o Programa Estadual de Qualificação Profissional. Leia mais.
Fonte: TV Globo