O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, destacou as recentes mudanças nas leis trabalhistas brasileiras para explicar a importância da parceria entre pequenas e grandes empresas, durante a abertura do Encadear 2018 — Fórum de Encadeamento Produtivo, realizada na manhã desta terça-feira, em São Paulo. “A terceirização é uma oportunidade para se desenvolver fora do jugo da burocracia. Hoje não falamos mais em emprego, mas sim em trabalho”, comentou.
A segunda edição do Fórum Encadear, que acontece até quarta-feira (26), em São Paulo, tem o objetivo de unir grandes companhias e pequenas empresas para criar oportunidades de negócio que propiciam ganhos compartilhados. Nesse contexto, o Sebrae vem trabalhando junto a grandes empresas, desde 1994, para inserir os pequenos negócios na lógica de produção dessas corporações. Em função dos resultados e do potencial de crescimento, a estratégia virou um Programa Nacional de Encadeamento Produtivo em 2013, dinamizando e diversificando a atuação da instituição.
Ao longo desse período, cerca de 70 mil empresas já passaram pelos 280 projetos do programa, que reuniu mais de 170 médias e grandes empresas nos segmentos: automotivo, de alimentos e bebidas, aviação, casa e construção, defesa, energia, mineração, químicos e plástico, saúde e bem-estar, siderurgia, entre outros.
“Nós acreditamos muito na contribuição que a cultura das grandes empresas pode trazer às pequenas”, ressaltou o presidente do Sebrae. Segundo ele, a conexão entre grandes e pequenos, por meio das ações de encadeamento, pode propiciar um salto de produtividade e competitividade à economia brasileira.
Afif lembrou ainda a importância do Simples para os pequenos negócios. “O regime tributário traz geração de emprego e renda, aumento na arrecadação de tributos e redução da informalidade no país”, disse o presidente do Sebrae.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias