Brasília – Trezentos e cinquenta e cinco mil serviços automotivos do país são mantidos por micro e pequenos empresários, segundo as estatísticas do Simples Nacional (SINAC). O número é 11,5% maior do que o registrado em 2016 (317.691). O mercado automotivo está em expansão no Brasil. Em apenas dois anos, a frota de veículos no Brasil cresceu 8,3%, passando de 86,7 milhões, em 2014, para 93,8 milhões, em 2016, de acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Com tantos veículos em circulação, há um grande mercado para as oficinas mecânicas no País.
O volume de recurso movimentado também é expressivo – R$ 66,4 bilhões em 2016, conforme a Associação de Entidades Oficiais da Reparação de Veículos do Brasil (Sindirepa). Com um mercado desse porte, abrir uma oficina de reparo de veículos pode ser uma boa saída para quem quer empreender. Mas, antes, é necessário se preparar.
Foi o que fez Francisco Severiano Alves, da Mecânica Chiquinho, da cidade de Itaquaquecetuba (SP). Quando abriu a oficina (1994), embora tivesse experiência na área, não conhecia estratégias de gestão de negócios. Em 2002, conheceu o Sebrae e começou a fazer cursos. “Procurei ter foco e a fazer a gestão da empresa”, diz. Resultado: em 2010 ganhou o Prêmio Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE), na categoria Modelo de Excelência e Gestão – comércio no estado de São Paulo.
“Ter informação segura é essencial na hora de decidir investir em um negócio, pois ajuda a avaliar o melhor caminho. Além disso, o apoio técnico e consultoria especializada são importantes”, diz o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.
Vanessa Torigoe também apostou em qualificação. Em 2010, ela abandonou a carreira de nutricionista e se juntou ao esposo para empreender. Então, procurou o Sebrae. Após enfrentar problemas para consolidar o negócio, em 2013 o casal inaugurou a sede da Torigoe – Centro de Diagnóstico Automotivo, no bairro de Tatuapé (SP). “Dentro do Sebrae aprendi lições importantes e me tornei uma empreendedora. O Sebrae me deu toda a assessoria para que eu continuasse meu negócio”, diz. Vanessa afirma que, hoje, não se pode aventurar num negócio sem antes ter conhecimento, bom planejamento e ir ao Sebrae. “Tem que aprender a empreender”, completa.
Kleybson César Braz de Lucena começou seu negócio em 2005, com apenas dois estagiários e um funcionário, em 200 metros quadrados. Hoje, a Lucena Autoservice emprega 22 pessoas e ocupa 1.200 metros quadrados. As dificuldades no caminho foram vencidas com perseverança e o apoio do Sebrae (consultoria especializada, visitas técnicas e treinamentos). Ele colocou em prática o que aprendeu e deslanchou. Hoje, seu faturamento é de R$ 350 mil por mês, bem acima dos R$ 30 mil de 2005.
Para quem quer fazer uma aposta nesse ramo, a busca por informação pode começar pelo Portal do Sebrae. Um dos materiais disponíveis é a cartilha “Reparação de Veículos: um negócio promissor!”, que traz dicas e orientações que podem ajudar na decisão de abrir ou de manter esse tipo de negócio. O material foi elaborado em 2015 pelo Sebrae São Paulo e a Sindirepa.
Outro material interessante para os empreendedores deste setor é a cartilha Minha Empresa Sustentável – Para Atuais e Futuros Empresários, elaborada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade. O material apresenta um olhar abrangente sobre as dimensões da sustentabilidade, e demonstra que é possível oferecer serviços exclusivos com menor impacto ambiental e atender à enorme demanda do setor.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias