As inscrições para o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil 2016 foram prorrogadas até o dia 21 de agosto. Promovido pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a iniciativa reconhece conceitos inovadores e boas práticas de gestão em diversos setores da economia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site (http://mpepremio.postbox.com.
Para participar é preciso preencher o questionário de autoavaliação, por meio dele as empresas serão avaliadas pela qualidade da administração e capacidade inovadora, tendo como base o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da FNQ. Mais do que ter o amadurecimento do seu negócio quantificado, a participação no Prêmio promove o incentivo à adesão a análises mercadológicas e a visualização de oportunidades em diferentes nichos.
Além de receber um relatório personalizado com pontos fortes e a indicação de oportunidades de melhoria na gestão, os empresários participam de missão nacional que oferece a oportunidade de trocas de experiências e contato com líderes empresariais. Além disso, a empresa tem a possibilidade de aumentar sua competitividade, melhorar seus produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento econômico da sua comunidade.
O volume de empresas interessadas em melhorar sua gestão em 2015 foi 29% superior ao registrado no ano anterior, reforçando a continuidade na busca pela excelência da gestão por parte dos gestores de micro e pequenas negócios. Ao todo, mais de 700 mil empresas já foram impactadas diretamente pelo Prêmio. Conheça e se inspire com as histórias das vencedoras nacionais acessando o site do MPE Brasil.
Requisitos
Empresas de todo o Brasil podem participar em oito categorias: Agronegócio, Comércio, Serviços de Educação, Indústria, Serviços de Saúde, Serviços de Tecnologia da Informação, Serviços de Turismo, Serviços e nos destaques de Inovação e Boas Práticas de Responsabilidade Social. Para participar é necessário ter receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões, ter completado pelo menos um ano fiscal de atividade, possuir domicílio no estado da respectiva inscrição e comprovar regularidade fiscal e estatutária.
Ao preencher o questionário de autoavaliação, uma metodologia padronizada nacionalmente, as organizações com melhor desempenho recebem a visita de avaliadores capacitados e são submetidas a uma banca técnica. Se premiadas em seu estado, passam a disputar com organizações de todo o Brasil em cada categoria. As premiadas ganham o direito de utilizar a marca MPE Brasil como instrumento de comunicação e de reconhecimento como exemplo de sistema de gestão alinhado aos princípios de excelências mundiais.
Inscreva-se em: http://mpepremio.postbox.com.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias