Diário de Bordo RSS

Fundo de Aval às MPEs

29-11-2013

Nesta quinta, 29, Afif esteve no Sebrae para falar sobre o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), que servirá de base para a ampliação dos fundos de avais que vai facilitar o acesso da micro e pequena empresa ao crédito de investimento. Em 1995, quando Afif presidiu o Sebrae, criou o FAMPE inspirado em experiências internacionais. Foi a primeira iniciativa no País para facilitar o acesso das MPEs ao crédito bancário. Na foto, a cerimônia de assinatura da medida pelo então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Homenagem dos 25 anos da Constituição

27-11-2013

Em Brasília, Guilherme Afif recebeu a Medalha Assembleia Nacional Constituinte em comemoração aos 25 anos da Constituição Federal de 1988. “O artigo 179 que fala do tratamento diferenciado aos pequenos foi o que impulsionou minha carreira e o fato de ter assumido pela primeira vez na história um ministério voltado aos pequenos empresários. Missão cumprida”, disse.

Análise da revisão do Código Comercial

20-11-2013

Nesta quarta, 20, Afif falou à Comissão Especial que analisa a proposta de reformulação do Código Comercial: o Projeto de Lei PL 1572/11. Na reunião, o ministro ressaltou o trabalho da Secretaria da MPE, entre eles a revisão e universalização do SIMPLES e o fim da substituição tributária para as MPEs.

 

Inauguração do Impostômetro de Brasília

20-11-2013

Na quarta-feira, 20 de novembro, Afif participou da inauguração do Impostômetro de Brasília no prédio onde funciona a sede da Associação Comercial do Distrito Federal, Edifício Palácio do Comércio, no Setor Comercial Sul. A solenidade teve também a presença do presidente da ACDF, Cleber Pires, de Deputados, Senadores, empresários e autoridades locais. O Painel do Impostômetro marcará durante 24 horas a arrecadação por parte do Governo Federal, de todos os impostos cobrados pelo Brasil afora.

Afif participa de Simbracs 2013

12-11-2013

Afif participou da sessão plenária do Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços – Simbracs 2013, em Brasília. Ele defendeu a união dos setores do comércio e serviços por intermédio do estímulo, capacitação, aumento de competitividade e incentivo às exportações de bens e serviços do setor, incrementando as políticas de apoio e promovendo a desburocratização. Ele anunciou que na próxima terça, 19, assinará contrato com o SERPRO para a construção do portal Empresa Simples, que garantirá não apenas a abertura e fechamento de empresas  no prazo máximo de 5 dias mas também a criação de uma praça eletrônica de comércio para micro e pequenas empresas.

Promoção do artesanato quilombola

05-11-2013

Nesta terça-feira, durante a abertura da III Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial (Conapir), o ministro Guilherme Afif assinou, em Brasília, termo de cooperação para a promoção do artesanato quilombola. O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que é vinculado à Secretaria da Micro e Pequena Empresa, vai beneficiar a comunidade quilombola com a ampliação de oportunidades de comercialização do artesanato em feiras e eventos e apoio à capacitação de artesãos quilombolas por meio dos cursos promovidos pelo programa.

Posse no Conselho do Sebrae

01-11-2013

Em 31 de novembro Afif tomou posse no Conselho Nacional do Sebrae. O ministro falou de sua satisfação em retornar à entidade, da qual foi presidente nacional, e destacou a importância do Sebrae como parceiro da Secretaria na implantação de políticas publicas de apoio as micro e pequenas empresas brasileiras, principalmente em um dos principais projetos da pasta: o Jovem Aprendiz. “As MPEs são as melhores escolas de empreendedorismo, por isso devemos fazer delas a porta de entrada para o mercado de trabalho, complementando a educação regular. É isso que queremos com o projeto do Jovem Aprendiz, e o Sebrae será um importante parceiro na implantação desse programa”, disse.