Varejões, Mercadões e Sacolões

5 de março de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Aproximando a enxada da panela

Aproximar a enxada da panela e reduzir o preço dos alimentos. Com esse objetivo, Afif teve a ideia de criar a Campanha do Alimento Mais Barato e os Varejões, Mercadões e Sacolões no Estado de São Paulo no início dos anos 80, quando era secretário estadual de Agricultura e Abastecimento.

A Campanha do Alimento Mais Barato consistia em pontos de venda direta na rua que comercializavam produtos hortigranjeiros excedentes. A primeira experiência foi com ovos, com 500 pontos de venda na cidade de SP. Depois vieram arroz, feijão, carne.

Afif também instalou centrais de abastecimento em grandes cidades para as mercadorias não “passearem” mais. A partir daí vieram os Varejões, Mercadões e Sacolões, criados para aproximar produtor e consumidor.

Os produtos passaram a ser vendidos diretamente para os consumidores e expostos em bancas, com auxílio de caminhões para reposição das mercadorias. Com isso houve ganho de escala e o preço dos produtos de feira, que era quase o dobro no atacado em relação ao varejo, diminuiu 40%. Desta forma, Afif combateu o excesso de circulação das mercadorias e diminuiu o preço dos alimentos graças aos Varejões, Mercadões e Sacolões, modelos que são, até hoje, uma fórmula de sucesso em todo o Brasil.

Deixe um comentário!