Sistema Integrado de Licenciamento

16 de Fevereiro de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Tirando burocracia, simplificando a vida do empresário

O Sistema Integrado de Licenciamento (SIL) foi criado por Guilherme Afif em 2010 quando ele era secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo.

O SIL permite que as empresas com atividades de baixo risco façam seus licenciamentos pela internet, agilizando o processo de registro.

Antes os empresários precisavam comparecer à Vigilância Sanitária, à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar e à Prefeitura. Com o SIL, os documentos e vistorias prévias são substituídos por declarações – firmadas pelo empreendedor ou por um contador – utilizando um certificado digital.

Dessa forma o sistema elimina a necessidade de apresentar documentos, reduzindo o tempo de registro da empresa.

O SIL funciona dentro do Portal Poupatempo do Empreendedor, também implantado por Afif e está se transformando no Via Rápida Empresa. A ideia do portal é facilitar a vida dos empresários paulistas, oferecendo acesso a novos negócios, crédito, exportação e inovação.

O SIL está disponível para empresários de algumas cidades paulistas e em breve deve se expandir para os demais municípios.

Para solicitar o licenciamento pelo SIL, o empreendedor deve preencher um formulário no site www.poupatempodoempreendedor.sp.gov.br.

Deixe um comentário!