Impostômetro

16 de fevereiro de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Na hora, quanto o Brasil arrecada de impostos

Até há bem pouco tempo a população não sabia o quanto a União, Estados e Municípios arrecadavam de impostos durante o ano. Isso era ruim porque mascarava a cobrança abusiva em cima dos produtos que consumimos em nosso dia a dia. Por isso, quando estava na presidência da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Afif implantou, em 2005, o Impostômetro – painel que mostra, em tempo real, o quanto a população paga em impostos. A ideia deu tão certo que outros estados aderiram ao projeto.

O Impostômetro marcou o início da campanha De Olho no Imposto, para conscientizar a população sobre o quanto ela paga em tributos. Mais de 1,5 milhão de pessoas aderiram.

O sucesso da mobilização levou Afif a apresentar um projeto de lei ao Senado para regulamentação do parágrafo 5º do artigo 150 da Constituição (de sua autoria quando deputado constituinte), exigindo que na nota fiscal conste o valor do imposto pago por cada produto ou serviço.

O projeto ficou parado no Congresso até o final de 2012 quando, finalmente, foi aprovado e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff – após mobilizações como o “Não Veta Dilma”, ato liderado por Afif e apoiado por entidades como associações comerciais.

No dia 29 de agosto de 2012 o Impostômetro atingiu a marca 1 trilhão de reais, quinze dias antes em relação a 2011, comprovando o avanço da carga tributária em ritmo desigual ao desenvolvimento do país. O valor total marcado no fim do ano foi de cerca de 1,5 trilhão, desembolsado por cada um de nós, brasileiros, ao longo de 2012.

O painel está localizado na Rua Boa Vista, no centro da cidade de São Paulo, e pode ser visto também na internet: http://www.impostometro.com.br/

Deixe um comentário!