União Europeia incentiva o empreendedorismo

10 de janeiro de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Preocupada em fomentar o empreendedorismo em época de recessão e desemprego, a Comissão Europeia apresentou nesta quarta-feira (09), em Bruxelas, o Plano de Ação para o Empreendedorismo. O objetivo do projeto é combater entraves que prejudicam a expansão de novos negócios na União Europeia e reforçar a atuação em áreas não suficientemente desenvolvidas, mas com potencial empreendedor.

Entre as medidas que buscam criar um ambiente favorável ao desenvolvimento das empresas estão a simplificação das estruturas fiscais, a criação de um mercado europeu de microcrédito e a disponibilização de recursos para ajudar as empresas nos primeiros cinco anos de vida, período em que cerca de 50% delas vão à falência, segundo a Comissão.

A redução da burocracia e a aposta no ensino também constam entre as diretrizes, com medidas para apoiar potenciais empresários entre os jovens, mulheres, idosos, migrantes e desempregados.

O Plano de Ação vem em boa hora diante da divulgação, também nesta quarta-feira, da taxa recorde de desemprego na zona do euro. Segundo números divulgados pelo Escritório Estatístico das Comunidades Europeias (Eurostat), 11,8% da população economicamente ativa – cerca de 26 milhões de pessoas nos 27 países da UE – estão sem trabalho.

Fontes: Euronews, Ionline e Estado de S. Paulo

Deixe um comentário!