Tradição familiar transforma feirante em cabeleireiro

17 de junho de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

MATO GROSSO DO SUL- Os jovens estão ganhando gosto pelo empreendedorismo. Pesquisa aponta que cerca de 1,5 milhão de jovens na faixa etária entre 16 e 24 anos são empreendedores no Brasil. Entre eles está o cabeleireiro Anderson Lopes. Mas seu começo foi trabalhando como vendedor ambulante e feirante nas feiras livres em Campo Grande-MS.

Lopes é oriundo de família humilde e de muitos cabeleireiros, dos 14 tios nove estão na área de estética e beleza. “As nossas reuniões familiares eram para falar de cabelos, produtos, meus tios faziam testes uns nos outros, uma queria cortar o cabelo da outra e assim por diante. Minha infância era esse mundo, mas eu não queria aceitar, ser mais um cabeleireiro na família”, desabafa Anderson.

Mas nem sempre é como se deseja e aos 15 anos estava desempregado e um amigo convidou para ser auxiliar num salão de luxo, mas não sabia nem pegar um cabelo, muito menos lavar. Teve que aprender tudo.

E com o passar do tempo começou a se destacar entre os profissionais. Foi fidelizando os clientes e Anderson percebeu o seu lado empreendedor. Resolveu sair do salão e montar o seu próprio negócio. “Como todo começo, foi difícil, lógico. Tinha uma amiga que se tornou sócia e fomos alugar um salão numa galeria. Não tinha nada na carteira, para falar a verdade, apenas R$ 10 que comprei a torneira do banheiro que não tinha. Aos poucos fui montando, comprando os produtos para pagar depois e assim deu certo”.

O salão montado, mas sem clientes. “Foi aí que tive a grande idéia de fazer panfletos. Saí nas ruas e as clientes começaram a aparecer. Passado cinco anos, hoje Anderson tem 20 anos e começa uma nova fase. Em parceria com a mãe Eli Lopes ele abre um novo salão, amplo, moderno, com várias cadeiras para atender as clientes com conforto. “Tudo se caminhando, a agenda está cheia, novas parcerias estão chegando. Olho para trás e me lembro que o antigo salão foi minha base, lá foi o meu início, lá conquistei todas as minhas clientes uma por uma, lá foi onde eu aprendi a ser a pessoa que sou, com caráter, educação e humildade. Tenho o maior orgulho de dizer isso”, frisa Lopes. Hoje o salão tem uma equipe de cinco pessoas, entre elas manicures, esteticistas, maquiadores e cabeleireiros.

 

Fonte : TopMidia News. Foto: Geovanni Gomes

Deixe um comentário!