SP poderá sediar Expo Mundial 2020

12 de setembro de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Nesta quarta-feira, Afif participou de uma reunião com o prefeito Gilberto Kassab e o governador Geraldo Alckmin para tratar da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo na construção do maior centro de eventos do hemisfério sul. O empreendimento se estenderá por uma área de 5 milhões de metros quadrados na esquina da Marginal Tietê com a Rodovia dos Bandeirantes. O projeto faz parte da candidatura de São Paulo à cidade-sede da edição 2020 da Expo Mundial.

A Expo, organizada pelo Escritório Internacional de Exposições, existe desde 1851 e serve para nações, municípios e empresas apresentarem ao mundo inovações que possam melhorar a vida das pessoas. A feira de 2020 deve durar seis meses e pode atrair cerca de 30 milhões de visitantes.

Uma das exigências dos organizadores da exposição é que a cidade-sede receba benfeitorias permanentes. São Paulo está concorrendo com İzmir (Turquia), Ayutthaya (Tailândia), Ecaterimburgo (Rússia) e Dubai (Emirados Árabes Unidos), e a decisão sobre a cidade-sede será em 2013. Se a capital paulista vencer, poderá comportar um centro de convenções para o possível Congresso da Fifa em 2014, com mais de 350 mil metros quadrados de área coberta. A cidade também ganharia com a geração de empregos, a destinação de parte da estrutura da exposição a programas habitacionais e a possível expansão da Linha 6-Laranja do Metrô.

Em novembro, o prefeito Gilberto Kassab e o governador Geraldo Alckmin acompanharão a presidente Dilma Rousseff na apresentação, em Paris, da oficialização da candidatura de São Paulo para esse grande evento.
“Queremos fazer de SP uma das capitais mundiais dos grandes eventos globais, seguindo a vocação da cidade. Queremos fazer dela o maior centro de eventos de todo o hemisfério sul”, diz Afif.

Para quem não sabe, a Expo Mundial é tradicionalíssima no mundo e é graças a ela que existe a Torre Eiffel, construída em 1889 especialmente para essa ocasião, quando o evento aconteceu em Paris, na França.
Com informações do Estado de S. Paulo

Deixe um comentário!