Simples: adesão de empresários cresce cinco vezes

5 de maio de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

simples-nacional-Dominus-como-funcionaCada vez mais empresários brasileiros estão aderindo ao Simples Nacional, regime especial de tributação dos micro e pequenos negócios. É o que mostram números recentes da Receita Federal.  Quando entrou em vigor, em 2007, o sistema tinha cerca de 1,3 milhão de empresas que migraram do extinto Simples federal para o novo regime. Hoje são 6,2 milhões, sendo 2,3 milhões de MEIs (Microempreendedores Individuais).

Além de uma grande conquista para o empreendedorismo, o Simples também é uma conquista de Guilherme Afif, já que ele propôs o sistema quando era deputado federal constituinte, formulando o Artigo 179 da Constituição.

Segundo projeções do Sebrae, no final de 2012 o Simples vai contabilizar 6,9 milhões de empresas cadastradas; em 2015 o número deverá chegar a 9,7 milhões.

Pelo Simples já foram arrecadados mais de R$ 148 bilhões em impostos até hoje. A grande vantagem do sistema é que ele facilita o recolhimento e unifica vários impostos, entre eles IPI, PIS/PASEP, COFINS, ICMS estadual e ISS municipal.

 

O que Afif tem a ver com isso?

O Simples é um regime de tributação diferenciado, que reduziu consideravelmente a carga tributária cobrada às micro e pequenas empresas e simplificou o recolhimento dos tributos. O sistema estava previsto no Artigo 179 da Constituição Federal de 1988, de autoria de Guilherme Afif quando deputado federal constituinte. Leia mais.

 

Fonte: Agência Sebrae 

 

 

Deixe um comentário!