Seis mil empreendedores em 6 meses

3 de julho de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

PARAÍBA – Nos primeiros seis meses de 2013, um total de 5.995 novos microempreendedores individuais se formalizaram na Paraíba. O estado agora contabiliza 42.937 trabalhadores formalizados nessa classificação. Os dados são do Sebrae, que realiza até sábado (6) a Semana Nacional do Microempreendedor em 14 municípios do estado.

O microempreendedor individual é uma categoria empresarial formada por trabalhadores que atuam por conta própria que se formalizaram. A categoria tem faturamento anual de no máximo R$ 60 mil, possui até um funcionário, ou nenhum, não tem sócio, nem filial. Na Paraíba, as principais atividades desenvolvidas são de vendas de produtos varejistas, cabeleireiros, tratamentos de beleza, lanchonetes e outros.

Segundo os dados do Sebrae, o maior número de microempreendedores da Paraíba se encontra em João Pessoa, um total de 12.280, logo após aparece Campina Grande com 6.317 e Patos, com 1.636. Em comparação com os demais estados, a Paraíba ocupa a 7ª posição no Nordeste em quantidade de empreendedores formalizados.

Durante a Semana do Microempreendedor, os profissionais estão participando de palestras do programa SEI (Sebrae Empreendedor Individual), adquirindo conhecimento de educação empreendedora, auxiliando na gestão administrativa e financeira.

“Queremos capacitar o MEI com técnicas de gestão para profissionalização de sua empresa. Esperamos fortalecer o segmento de comércio, serviço e indústria para que eles possam responder à nova ordem de mercado, que exige empresas profissionalizadas na gestão e na oferta de produtos de qualidade”, destacou o gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae na Paraíba, Elinaldo Macedo.

O evento está oferecendo 38 oficinas e palestras com foco na sustentabilidade dos empreendimentos, fortalecimento da gestão, acesso ao crédito e orientação técnica. As atividades estão sendo realizadas nas cidades de João Pessoa, Pedras de Fogo, Guarabira, Alagoa Grande, Belém, Campina Grande, Araruna, Monteiro, Sousa, Patos, Princesa Isabel, Pombal, São Bento e Cajazeiras.

Na capital, as atividades acontecem em uma tenda montada no Parque Solon de Lucena. Em Campina Grande, a ação é na Praça da Bandeira. Nas demais cidades, as atividades acontecem nas sedes do Sebrae e nas Salas do Empreendedor. Em Princesa Isabel, as ações ocorrem no Espaço Nordeste e em São Bento, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

 

Fonte: G1

 

Deixe um comentário!