Sebrae realiza mutirão para regularizar empresas no Distrito Federal

1 de junho de 2016
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

mutirãoBrasília – Os donos de pequenos negócios da cidade de Ceilândia, no Distrito Federal, terão a oportunidade de regularizar suas empresas na primeira quinzena deste mês. Entre os dias 1º e 15 de junho, o Sebrae e o Governo de Brasília realizam o 1º Mutirão da Simplificação. O objetivo é apresentar a RedeSimples para os empresários e ajudá-los na regularização de seus empreendimentos.

Sistema integrado de abertura e registro de empresas, a RedeSimples facilita e agiliza o processo de formalização. Ela integra Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Fazenda, órgãos de Licenciamento, prefeituras e demais entidades envolvidas na formalização de empresas. Desde dezembro do ano passado, os empresários da capital brasileira já podem abrir a sua empresa em até cinco dias por meio do portal Empresa Simples.

“A RedeSimples permite a formalização imediata das empresas que atuam em atividades empresariais classificadas como baixo risco, pois elimina a necessidade de vistoria prévia por parte dos órgãos de licenciamento. Estima-se que esses empreendimentos correspondam a mais de 90% do total de empresas em funcionamento no Brasil”, destaca o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.  Ele ainda ressalta que a plataforma tem uma entrada única de dados cadastrais e de documentos e que extingue a duplicidade de exigências feitas aos empresários.

Estados como Alagoas e Distrito Federal já apresentam 100% de integração com todos os órgãos que participam do processo, e Minas Gerais e Santa Catarina já superaram a meta estadual de 70% de integração para este ano. No início do segundo semestre, as capitais de Porto Alegre e São Paulo também estarão totalmente integradas à RedeSimples.

“Um bom exemplo da eficiência desse sistema é que quando ele estiver em funcionamento nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro a posição do Brasil no ranking Doing Business do Banco Mundial deverá subir. Atualmente, estamos em 174º lugar nesse indicador que mede a facilidade de se abrir uma empresa em diversos países do mundo”, afirma Afif.

A abertura oficial do 1º Mutirão da Simplificação será nesta quinta-feira (2), às 11h, e contará com a presença do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, do presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Distrito Federal, Luis Afonso Bermúdez, e do superintendente do Sebrae no DF, Antônio Valdir de Oliveira Filho. O Sebrae quer realizar a ação uma vez por mês em diferentes regiões administrativas.

Atendimento personalizado

No local do evento, micro e pequenas empresas poderão receber orientações sobre registro, licenciamento e fechamento de forma simplificada, utilizando o sistema RLE (Registro e Licenciamento de Empresas), com atendimento presencial e personalizado nas 15 baias que estão sendo montadas. Os empresários e empreendedores de Ceilândia também poderão participar de oficinas, palestras, seminários, consultorias e clínicas tecnológicas oferecidos pelo Sebrae no DF, com temas sobre empreendedorismo e gestão.

O evento terá ainda a participação de instituições financeiras como Banco do Brasil, Caixa e Banco de Brasília, entre outras, que farão palestras e atendimento sobre linhas de crédito. A Secretaria do Trabalho do Distrito Federal também dará atendimento em relação ao microcrédito.

O 1º Mutirão da Simplificação conta com a participação dos órgãos do GDF como a Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável (SEDS), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Vigilância Sanitária (Visa-DF), o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, as polícias Civil e Militar, as administrações regionais, e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-DF). O Governo Federal também estará presente, por meio da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa e a da Junta Comercial (JCDF).

Veja aqui a programação do mutirão em Ceilândia.

Serviço:

1º Mutirão da Simplificação

De 1º a 15 de junho de 2016

Local: QNM 12, Via NM 12 A, Lotes 18 a 20, Ceilândia Centro (antigo Na Hora)

Informações: www.df.sebrae.com.br ou 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Deixe um comentário!