SP atrai investimento externo mesmo com crise europeia

10 de outubro de 2011
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

São Paulo continuará sendo atrativo aos recursos estrangeiros mesmo em momento de crise fiscal na Europa, recuperação modesta dos Estados Unidos e baixos desempenhos de outras nações desenvolvidas, avalia Guilherme Afif Domingos, vice-governador do Estado.

Segundo ele, há liquidez no mundo e os mercados emergentes têm sido destinos procurados para a diversificação de investimentos. Diante desse cenário, espera-se um impulso maior nas Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Estado.

O governo de São Paulo, além de dar ênfase em sua área de elaboração de projetos de logística e outros serviços públicos, passou recentemente a dar abertura para que o setor privado também possa apresentar ao Estado propostas de interesse público. Para isso, o  governador Geraldo Alckmin assinou no final de agosto um decreto instituindo a Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP), que já começa a gerar resultados efetivos.

O vice-governador participou nesta segunda-feira (10/10) de reunião força-tarefa de Relações Governamentais da Amcham-São Paulo, durante a qual conversou com representantes de empresas de diversos segmentos da economia, incluindo medicamentos, energia e automóveis. Após o encontro, ele concedeu a seguinte entrevista ao site da Amcham:

Amcham: De maneira geral, o Estado de São Paulo está conseguindo atrair investimentos privados?
Guilherme Afif Domingos:
Sim, existe uma grande demanda por São Paulo principalmente  pelo fato de o Estado ter cadeias produtivas já instaladas e uma área de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, que é considerada uma mais avançadas do País.  Assim, São Paulo aproveita esse momento em que o Brasil se revela para o mundo como um grande centro. Contudo, estamos realizando um trabalho dentro de uma nova visão, que é estimular o maior envolvimento do empresariado nas Parcerias Público-Privadas, em que ainda temos carência. O governo de São Paulo tem recursos, mas, se investir junto com a iniciativa privada, eles serão multiplicados. Temos pressa para aperfeiçoar o transporte de passageiros na Região Metropolitana. O grande “nó” de São Paulo hoje se chama mobilidade urbana. São Paulo está perdendo competitividade em função causa disso.

Amcham: Para as PPPs, são esperados investimentos estrangeiros?
Guilherme Afif Domingos:
Absolutamente sim, até porque hoje existe uma grande liquidez internacional e faltam projetos no mundo. Então, São Paulo pode dar essa oportunidade.

Amcham: Mesmo com a crise fiscal na Europa, a tímida recuperação dos Estados Unidos e o crescimento pouco vigoroso de outros tantos países desenvolvidos, São Paulo deverá receber esses recursos?
Guilherme Afif Domingos:
A crise é lá fora, está na Europa, nos Estados Unidos e no Japão, que concentram grandes capitais. A oportunidade de eles diversificarem os investimentos  está justamente na abertura que os países emergentes podem dar para tal.

Amcham: Quais as áreas prioritárias para PPPs, além do  transporte urbano?
Guilherme Afif Domingos:
A grande necessidade é o transporte metropolitano sobre trilhos, como trem e metrô. Mas, na área de saúde, estudamos implementar uma fábrica de remédios, visando o atendimento das rede pública de saúde estadual e municipal. Além disso, é fundamental a construção de presídios, fóruns e centros administrativos. Estamos prontos para isso.

Amcham: O governo está aberto para receber projetos através da Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada. Como funciona?
Guilherme Afif Domingos:
Esperamos que a iniciativa privada identifique  oportunidades que não estamos enxergando. O meio empresarial pode apresentar projetos de interesse publico, ou seja, de  melhorias de condições operacionais no Estado.

Amcham: Ao apresentar propostas, o setor privado tem algum tipo de ressarcimento pelos estudos necessários para fundamentá-las?
Guilherme Afif
Domingos: Sim, quando o setor privado entra com uma MIP autorizada pelo governo, ou seja, quando o projeto é interessante para ser feito, entrando em licitação. Quem investiu no estudo terá o ressarcimento incluído no preço caso seja o vencedor do certame. Caso perca, será ressarcido pelo vencedor da licitação.

Amcham: O governo já recebeu propostas da iniciativa privada (MIPs)?
Guilherme Afif Domingos:
Já recebemos proposta para área de concessão de Metrô, por exemplo, a linha 6 (ou linha Laranja, que ligará a Estação São Joaquim – Linha 1-Azul -, na zona sul, ao bairro da Brasilândia, na zona norte da cidade de São Paulo). Recebemos também proposta para a construção de presídios, mas queremos receber muito mais.

Amcham: Quanto ao Porto de Santos, que hoje representa um gargalo logístico, há novidades?
Guilherme Afif Domingos:
Os investimentos diretos no Porto de Santos são de responsabilidade do governo federal. Mas, no entorno do porto, o governador está tomando providências para que seja desenvolvido um polo naval, além de estruturas para melhorar as condições logísticas.

Amcham: Esses projetos na região do porto serão possíveis diante de questões ambientais?
Guilherme Afif Domingos:
Defendemos o equilíbrio entre meio ambiente e o desenvolvimento. As obras podem ser feitas com os cuidados necessários. O meio ambiente deve ser um meio e não um fim porque, às vezes, não realizar uma obra pode piorar as condições de vida das pessoas.

Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos  – Amcham – 10.10.2011

Deixe um comentário!