Projeto incentiva empreendedorismo em jovens carentes

2 de fevereiro de 2015
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

acelerafavelaRIO DE JANEIRO – Após um mês de orientações e coaching, jovens estudantes de comunidades carentes vão apresentar seus projetos de empreendedorismo para executivos e empregadores de grandes empresas, como Google, Shell e Intel. Eles integram o projeto “Acelera Favela”, promovido pela Universidade Estácio de Sá e pela ONG Tunnel Lab. O projeto experimental reuniu 21 jovens de ensino médio, com o objetivo de incentivá-los a empreender e transformar suas realidades por meio de boas ideias e inovação.

Ao longo de todo o mês de janeiro, os estudantes passaram por diversas atividades. A proposta inicial foi trabalhar a autoestima da garotada, que assim ganha maior confiança para acreditar no seu próprio potencial e a conseguir desenvolver e criar soluções inovadoras através da tecnologia. Os estudantes, organizados em times de trabalho, passaram por uma imersão em técnicas básicas de tecnologia, empreendedorismo, prototipagem de eletrônicos, APPs, internet das coisas, modelos de negócios e até contabilidade. As orientações também incluíram conteúdos para que os alunos e alunas entendessem que tecnologia não é consumir um produto em uma loja, mas conquistar um modelo de pensamento diferente, através de experiências novas, conhecimento compartilhado e todo um fazer acontecer criativo.
O programa Acelera Favela atenderá novos alunos no mês de julho. Os estudantes serão selecionados por ONGs parceiras. A iniciativa pretende unir inovação e empreendedorismo a ações sociais. “Esse é um exemplo de incentivo ao empreendedorismo social tecnológico e faz parte das iniciativas de responsabilidade social e da aposta em Inovação que a Estácio vem fazendo.” diz Lindália Reis, diretora de Inovação da Universidade Estácio de Sá.

Fonte: Rádio Pax

Deixe um comentário!