Projeto estimula empreendedorismo para presas

30 de maio de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

CEARÁ – De interna do sistema penitenciário a empreendedora. É esta a transformação que o projeto Querer pretende provocar na vida de 90 internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF). O projeto é uma parceria entre o Sebrae, Senac e a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), e será lançado nesta sexta-feira, 30, às 10 horas, no auditório do Senac Centro.

As capacitações profissionais serão realizadas nas dependências da unidade prisional, nos segmentos de beleza e artesanato, iniciando com os cursos de assistente de cabeleireiro (280 horas/aula) e maquiador (180 horas/aula), seguindo com os cursos de artesão em bordado a mão (160 horas/aula), em patchwork (160 horas/aula), depilador (180 horas/aula) e manicure e pedicure (160 horas/aula). Os cursos ocorrem entre junho e novembro deste ano, quatro vezes na semana. O projeto visa ensinar um ofício às internas e estimular o empreendedorismo, oferecendo uma alternativa para que, ao cumprirem a pena, elas possam ser donas do seu próprio negócio. “A seleção das internas foi feita a partir de uma cuidadosa triagem. Demos prioridade às internas já condenadas, as que pretendem ter seu próprio negócio ou as que ficarão mais tempo na unidade com fins de concluir a capacitação”, ressalta a coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso da Sejus, Cristiane Gadelha.

“O empreendedorismo vem se firmando como uma poderosa estratégia de inclusão social no Brasil. As micro e pequenas empresas ocupam um papel de destaque no contexto de desenvolvimento econômico do Ceará e são uma alternativa cada vez mais atraente e democrática. Democrática porque abre oportunidades para grupos por vezes discriminados no mercado de trabalho como os egressos do sistema prisional. Mas para empreender com sucesso é preciso estar preparado. E as mulheres do projeto Querer serão capacitadas justamente para isso”, afirma o diretor técnico do Sebrae, Alci Porto.

Fonte: ceara.gov.br

Deixe um comentário!