Premiação consagra empresários que fizeram a diferença no país

5 de outubro de 2017
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Brasília – Uma grande festa na noite dessa quarta-feira (4), em Brasília (DF), reuniu empresários de todo o país e autoridades para reconhecer a importância de pequenas empresas para o desenvolvimento do país. O Prêmio Destaque Sebrae agraciou os vencedores da Iniciativa Incluir e do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil. Em comum, os empreendedores agraciados e convidados, como o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, reforçaram a necessidade de continuar trabalhando para ajudar o Brasil a voltar para o rumo do crescimento.

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, ressaltou a importância dos donos de micro e pequenas empresas, que fazem parte da solução e não dos problemas da crise econômica no país. “Obrigado por nos darem o exemplo diário do que é tenacidade. Aqui, estamos vendo a emoção de quem tem amor pelo que faz e tem coragem. Coragem é agir com o coração e colocar a alma no que se está fazendo. E essa é a marca do empreendedorismo no país”, disse.

A noite foi aberta com a premiação de dez projetos e ações vencedores da Iniciativa Incluir, uma seletiva criada pelo Sebrae e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para identificar e estimular negócios de impacto social no Brasil. Esses negócios se caracterizam por proporcionar impacto positivo em uma comunidade, ampliando as perspectivas de pessoas marginalizadas pela sociedade, aliada à possibilidade de gerar renda e autonomia financeira para indivíduos de baixa renda.

Um dos projetos ganhadores foi Carborroz, primeiro lugar na categoria Ideia Inovadora, com uma solução de baixo custo para tratamento de água e esgoto, por meio da transformação de resíduo (cinza) da queima da casca do arroz em carvão ativado de baixo custo para tratamento de água e esgoto. “Uma premiação é muita positiva no sentido de trazer um incentivo e reconhecimento. Quando a gente está trabalhando com uma ideia de alto impacto, poucas pessoas acreditam. Quando temos um prêmio de porte por trás, damos credibilidade ao nosso trabalho e ajudando na divulgação do produto”, comentou Diana Finkler, representante da Carborroz, do Rio Grande do Sul.

MPE Brasil

Segundo prêmio entregue nessa quarta, o MPE Brasil recebeu mais de 68,8 mil inscrições em 2016, sendo que 66.790 empresas foram consideradas aptas para se candidatar. Esses negócios foram avaliados com relação à qualidade da gestão e à capacidade de inovar, com base nos critérios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), por meio de um questionário de autoavaliação. Os pequenos negócios com melhor desempenho receberam visita de avaliadores voluntários capacitados e foram submetidos a uma banca técnica. Com o diagnóstico gratuito, o empresário percebe os pontos fortes do empreendimento e as oportunidades de melhoria.

Campeão na categoria Serviços de Tecnologia da Informação, o proprietário da Goldsystem Consultoria e Assessoria de Sistema, Jean Daher, comemorou a vitória da empresa, que participou pela quarta vez da competição. “Preencher o questionário de avaliação já é maravilhoso para qualquer empreendedor. Foi uma quebra de paradigma e uma mudança radical no nosso dia a dia, principalmente depois de  receber a devolutiva, com o resultado. Foi uma mudança de dentro para fora, pois percebemos que vendíamos preço ao invés de valor”, explicou. O empreendimento computou um aumento no faturamento e Jean está otimista para o futuro: pretende crescer 100% até 2019.

Além da empresa de São José do Rio Preto (SP), foram premiadas outras seis nas categorias Comércio, Serviços, Indústria, Serviços de Educação, Serviços de Saúde e Serviços de Turismo; além de duas ganhadoras dos Destaques Inovação e Responsabilidade. O MPE Brasil é promovido pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau, com apoio técnico da FNQ.

Veja abaixo a lista com os vencedores do projeto Incluir e do MPE Brasil:

INCLUIR

– Ideia Inovadora:  Carborroz

– Negócio de Impacto Social: Firgun

– Negócio de Impacto Ambiental: Vianatus

– Negócio de Impacto em Escala:SmartMEI

– Negócio de Impacto Rural: Adapta

– Negócio Inclusivo na Cadeia de Valor: Saladorama

Reconhecimentos especiais:

– Juventude de Impacto: Moradigna

– Mulheres de Impacto: Muda meu mundo

– Integração dos ODS: Construção de Tecnologias Sociais Agroecológicas no interior do Maranhão

– Soluções para melhor idade:MatureJobs

MPE BRASIL

– Serviços de educação: a empresa vencedora é o CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PUERI DEI, deVila Velha (ES). A escola trabalha com educação infantil e busca oferecer um espaço amoroso, confortável, educativo e estimulante para formar crianças saudáveis, felizes, autônomas, conscientes, reflexivas e atuantes no mundo.

– Serviços de saúde: a empresa ganhadora é a INSEMINE, de Porto Alegre (RS), que está no mercado há 14 anos e realiza vários tipos de tratamento para a reprodução humana, desde inseminação in vitro, inseminação intra-uterina, maturação in vitro de óvulos, criopreservação (congelamento) e diversos diagnósticos, todos ligados a formação de famílias.

– Serviços de tecnologia da informação: a vencedora foi a empresa GOLD SYSTEM CONSULTORIA E ASSESSORIA DE SISTEMA, da cidade de São José do Rio Preto (SP). Trabalha com sistema de gestão integrado para cemitérios, planos e funerárias, oferecendo soluções a este mercado.

– Indústria: quem venceu foi a ELETROMATRIX INDÚSTRIA GALVÂNICA, do Rio de Janeiro (RJ), fundada em 1978, especializada em serviços técnicos em tratamento de superfícies. A empresa trabalha na prestação de serviços em revestimentos químicos e eletroquímicos para superfícies.

– Serviços de turismo: a vencedora foi o SOLLIEVO HOTEL LTDA, de Telêmaco Borba (PR). O hotel iniciou suas atividades em junho de 2001 e tem uma forte preocupação com a qualidade da hospedagem e o bem-estar dos hóspedes.

– Serviços: a campeã é a RENOVA AUTO SERVIÇOS E PEÇAS DE SERRA, da cidade de Serra (ES), e está no mercado de reparação automotiva desde 1986. Possui instalações físicas projetadas para atender todas as exigências ambientais e procura reproduzir com fidelidade os padrões originais dos veículos reparados.

– Comércio: a vencedora foi a PISEBEM PISOS E REVESTIMENTOS de Delmiro Gouveia (AL) e seus principais produtos são pisos, revestimentos internos, revestimentos externos, pastilhas e porcelanato.

– Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social foi para a empresa AUTOCENTER FERPAU, de Parnaíba (PI). A empresa trabalha com revisões em geral, alinhamento de direção, balanceamento de roda em todos os tipos de veículos.

– Destaque de Inovação foi para a empresa ILHA SOFT TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, de Maceió (AL), que trabalha com desenvolvimento de aplicativos para iPhone, iPad, Android e Windows Phone e a inovação faz parte do seu processo de gestão. 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Deixe um comentário!