PPPs viabilizam projetos estaduais e federais

14 de janeiro de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

“Em 2012, não assinamos nenhum contrato. Foi um ano de preparação de projetos e provocação do mercado. Ouvimos o que as empresas gostariam de executar. Os próximos dois anos serão de execução desses projetos”.  A afirmação é de Afif em matéria publicada no Valor Econômico desta segunda-feira, sobre o atual panorama das PPPs no Brasil. Ao jornal, Afif informou que para o próximo ano, além da Linha 6 do metrô, estão previstos pelo governo paulista a contratação de outros 12 projetos que somam cerca de R$ 16 bilhões. Para 2014, já há dois projetos com assinatura prevista, que chegam a outros R$ 27,1 bilhões. A maior parte destes projetos é de mobilidade urbana.

Segundo a matéria, as PPPs tornaram-se uma das principais opções para viabilização de projetos estaduais. Levantamento de entidades voltadas ao monitoramento das parcerias público-privadas mostra que o governo federal também passou a considerar mais o uso de PPPs, com 16 parcerias em consulta, enquanto São Paulo e Minas Gerais, somados, tem outros 20 projetos em estudo.

Além da mobilidade urbana, este modelo de contrato também promete incrementar o setor de saneamento: 24 PPPs que tiveram consulta pública ou licitação divulgada ao longo de 2012, sete foram no setor de saneamento, segundo levantamento do Observatório PPP Brasil.

A matéria do Valor pode ser lida na íntegra neste link. Leia também a matéria da Agência Estado sobre a busca de investimento externo para trens metropolitanos.

Deixe um comentário!