PPP evitará abandono irregular de sucata

13 de março de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

A calçada do 59º DP (Jardim Noêmia), na zona leste de São Paulo, virou um depósito de 64 carcaças de carros retirados do Rio Tietê. Além de prejudicar a passagem de pedestres, a sucata enferrujada coloca a saúde dos moradores da região em risco, com o acúmulo de água que favorece a proliferação do mosquito da dengue. Segundo a assessoria de imprensa da Segurança Pública, as carcaças serão identificadas e depois encaminhadas a outros locais, como os pátios de recolhimento.

O número crescente de carcaças de carros abandonadas se deve à velocidade do crescimento da indústria, muito maior que a capacidade do Estado de gerar infraestrutura.

Para eliminar o risco que veículos nestas condições oferecem às pessoas e ao meio ambiente, está a caminho a chamada “PPP dos Pátios”, que irá implantar novos locais para armazenamento de carros em situação irregular ou com possibilidade de normalização, estabelecendo um rápido sistema de armazenagem, apreensão e desova de veículos. Será a primeira PPP do país na área.

Segundo Afif, a PPP dos Pátios é um passo muito importante para a questão do meio ambiente: “Os veículos nessas condições causam problemas de contaminação. O projeto vai dar condições de fazer valer o critério da inspeção veicular, que existe para retirar os veículos poluidores. E veículo poluidor não pode ser licenciado – e é, assim, passível de recolhimento”, afirma.

A audiência pública da PPP foi anunciada em setembro de 2012. O projeto deverá contemplar a construção de 350 pátios em cidades paulistas com um investimento estimado em R$ 1 bilhão.

Fonte: Folha de S. Paulo

Deixe um comentário!