PPP vai construir 10 mil moradias no centro de SP

16 de abril de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

centroUm passo importante para a revitalização da região central da cidade de São Paulo foi dado hoje, 16/4, com o anúncio da primeira Parceria Público-Privada (PPP) do Brasil para habitação popular. Pelo projeto, vão ser construídas 10 mil moradias no centro da capital paulista. Para isso, o Conselho Gestor do Programa Estadual de PPPs – presidido por Guilherme Afif – está chamando empresas interessadas em fazer essa parceria. As obras deverão começar em 2013. O anúncio da PPP da Habitação foi feito pelo governador Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes.

“O diferencial deste projeto é que, ao incorporarmos a iniciativa privada, pretendemos atingir com rapidez e eficiência as camadas de renda mais baixa. Partimos para a ideia do subsídio da prestação, para efeito do alcance e da garantia ao financiamento, para diminuir a inadimplência e assim aumentar o interesse da iniciativa privada em atender à baixa renda”, explicou Afif.

Do total de unidades habitacionais, 90% serão direcionadas a famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. O restante será destinado a quem recebe até 10 salários mínimos. Os beneficiados poderão financiar os imóveis, com subsídio do Governo de São Paulo, em até 25 anos – com prioridade para quem trabalha no centro. “Na habitação há uma demanda reprimida muito forte e nós temos pressa. Temos que ter criatividade e a iniciativa privada vai nos ajudar nesse sentido”, disse Afif.

Ele também destacou a importância de parceria com a Prefeitura de São Paulo. “É muito importante esse trabalho entrosado para enfrentar os grandes desafios da cidade, que estão exatamente em cima de mobilidade urbana, de saneamento e de habitação”.

 

Leia mais: Portal Governo do Estado de São Paulo

 

Deixe um comentário!