Pequena empresa brilha na passarela do São Paulo Fashion Week

25/04/2016
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Charles Damasceno (7)São Paulo – A pequena empresa Amabilis, de Colatina (ES), fez sucesso ao desfilar sua coleção inspirada em esportes náuticos na 41ª edição do São Paulo Fashion Week na noite desta segunda-feira (25). A marca chegou à passarela da maior semana de moda do hemisfério sul após ser selecionada pelos consultores do projeto de aceleração de negócios Top Five, uma iniciativa do Sebrae e do Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD).

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, foi ao SPFW para assistir ao desfile que vai abrir portas para a marca capixaba e disse que o papel do Sebrae é permitir que os pequenos negócios sonhem em aumentar seu faturamento e crescer. “Nós trabalhamos com um universo de 90% das empresas do Brasil inteiro. Mesmo as grandes que estão aqui começaram pequenas um dia, da criatividade dos empreendedores brasileiros. Temos que mostrar as oportunidades e dar a todas as empresas do Brasil a possibilidade de um dia poder sonhar com esse crescimento”, afirmou.

Segundo ele, a indústria da moda brasileira, que movimentou R$ 200 bilhões em 2015, é predominantemente composta por pequenos negócios. São cerca de 500 mil empresas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano entre Microempreendedores Individuais (MEI), micro e pequenas empresas.

O Top Five, uma iniciativa para inserir os pequenos negócios no mercado de alto valor agregado da moda, acompanhou e orientou, por cerca de um ano, cinco pequenas empresas brasileiras da indústria da moda, a Amabilis, a PH Praia (de Cabo Frio/RJ),  Adriano Martin (Catanduva/SP) e a Green Co. e Jardin (ambas de Belo Horizonte/MG). Além de receber consultorias comercial, em desenvolvimento de produto e de gestão de marca e branding, as empresas elaboraram duas coleções com apoio do Sebrae e do IN-MOD.

Ao final do processo, a Amabilis foi selecionada para subir à passarela porque os consultores entenderam que ela seria a empresa que mais se beneficiaria com a exposição no SPFW, tanto por ter feito mudanças significativas no seu processo criativo, quanto por ter um modelo comercial capaz de atender aos novos pedidos que devem surgir a partir do evento e sustentar o crescimento da empresa.

“Os cinco pequenos negócios passaram mais de um ano participando das edições do SPFW, desenvolvendo sua marca, seu potencial de negócios. A nossa crença é exatamente a possibilidade da transformação, na capacidade de ampliação. E ter o Sebrae Nacional como parceiro fomentando essa ideia de pegar uma marca e uma identidade desconhecida e trazer à luz da rede de negócios nacional é maravilhoso. Sem o Sebrae isso não seria possível”, afirmou o idealizador do SPFW, Paulo Borges, que dirigiu o desfile da Amabilis e acompanhou o projeto do começo ao fim.

A marca tem à frente os designers Luiz Guidoni e Robson Santos e, para eles, participar do projeto Top Five fez a empresa sair da zona de conforto e ousar mais. “Mantemos o DNA da marca, de fazer uma roupa destinada à mulher contemporânea, só que com mais design”, afirma Guidoni. Hoje, a marca trabalha com modelagens que utilizam a técnica francesa do moulage, ou seja, é modelada diretamente em manequins. Outro diferencial são as estampas exclusivas, que reforçam o viés urbano e contemporâneo da etiqueta. Vestidos, camisas, calças, shorts e blazers, muitas vezes coordenáveis, compõem os highlights da Amabilis.

As outras quatro marcas participantes do projeto também foram beneficiadas pela aceleração e ainda terão apoio do Sebrae e do IN-MOD durante o SPFW: elas também participaram da loja FFWSHOP ao lado das demais 17 selecionadas pela curadoria da SPFW expondo e vendendo produtos exclusivos e participarão do Showroom Serena Hernando, que acontece até 6 de maio na rua Oscar Freire em São Paulo, onde apresentam a última coleção desenvolvida sob orientação dos consultores do Top Five para lojistas de todo o Brasil, o que é uma grande oportunidade de negócios.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

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