Participação das MPEs no PIB chega a 27%

23 de julho de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Dados divulgados pela FGV em pesquisa encomendada pelo Sebrae apontam que a participação das micro e pequenas empresas no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu e atingiu 27%. Segundo o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, essa marca se deve ao crescimento do mercado consumidor, em especial a classe C, o aumento do grau de escolaridade da população e a criação do Super Simples, que simplificou drasticamente e reduziu a carga tributária das pequenas empresas. Ele também destacou que as micro e pequenas empresas já respondem por 52% da mão de obra formal no Brasil e 40% da massa salarial.

Outro ponto pouco mencionado, mas muito importante, é o aumento da escolaridade entre os empreendedores. Em 2012, 61% dos empreendedores tinham pelo menos o segundo grau completo. Em 2003 essa porcentagem era de 43%.

A pesquisa também separou a participação dos pequenos empreendimentos no PIB de cada setor. Desta forma, o levantamento revelou que os pequenos estabelecimentos são a maioria no comércio, ao corresponder a 53,4% do PIB do setor. Além disso, eles chegam a 36,3% do setor de serviços e a 22,5% da indústria.

Fonte: Valor Econômico

Tags: , , ,

Deixe um comentário!