Para ser grande é preciso apostar no diferencial, diz presidente do Sebrae

1 de novembro de 2017
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

E possível começar micro, se tornar pequeno empreendedor e se estruturar para alcançar o patamar de grandes negócios. Para isso, e necessário planejamento inicial e cuidado com cada passo da empresa. 0 segredo, de acordo com o presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, é ter foco e fazer a diferença dentro da sua área de atuação.

Qual e o segredo para um pequeno empreendedor virar um grande empreendedor?
Primeiro tem que ter muito foco. ‘ pode dar passos maiores do que a perna, fazer um bom piano de negócios, um bom planejamento, uma boa assistência. Alem disso, as pessoas tem que ter cuidado ao tomar credito, porque o empréstimo no Brasil é tóxico e a gente esta lutando para que tenhamos crédito decente no país, principalmente para os pequenos empresários. Alem disso, é importante procurar sempre uma assessoria, um órgão como o Sebrae, para ajudar no planejamento.
0 que preciso levar em consideração antes de abrir um negocio? Vale a pena fazer um empréstimo?

Ao tomar um empréstimo, deve-se tomar cuidado porque no Brasil nos temos juros de agiota. Nos estamos lutando para que tenhamos microcrédito para assistir essas pessoas, mas ele tem que estar muito bem estruturado antes de dar um passo, para ele já não nascer devedor. E se ele esta devendo, ter um negócio que gere rendimento para pagar. Tem que ter renda.

Quais são os segmentos que estão dando certo ultimamente?
Serviços, em geral. Aquilo que você sabia fazer em casa e agora você consegue transformar em profissão. Quando você pega no universo feminino, é impressionante a industria da beleza. Então é cabeleireiro, manicure, toda essa atividade que a mulher tinha conhecimento pessoal e que, em uma perda de emprego, ela passa a aplicar a habilidade pessoal no negocio, então é um dos setores que mais tem crescido. Comida também. Serviços, em geral.

Como fazer diferença empreendendo?
Tendo foco. Você tem que fazer diferente. Não adianta ficar fazendo igual a todo mundo porque, de repente, você vai ter uma concorrência que te engole. Você sempre tem que buscar um fator de diferencial e planejar bem o negocio.

Empreender no Brasil é fácil ou ainda tem muitos obstáculos?
Embora o brasileiro seja um dos povos mais empreendedores do mundo, o ambiente de negócios do Brasil e hostil. A burocracia mata. As obrigações acessórias são torturantes, principalmente para os pequenos empreendedores. 0 programa Simples d um grande avanço, mas mesmo com ele, existem muitas obrigações acessórias para as empresas. E uma barbaridade e nos estamos investindo em um processo de eliminação dessas taxas. E incrível a burocracia que existe quando você tem que empregar alguém.

Qual e o beneficio do Sebrae para os empresários?
Sebrae tem uma rede de atendimento e esta sempre aberto para todas as pessoas que querem empreender. Hoje, alem do atendimento presencial nos nossos escritórios, estamos oferecendo soluções através do sistema digital, que sera a melhor forma de contato, especialmente se for MEI. E esse sistema tornara o atendimento a milhares de pessoas mais fácil.

Fonte: Correio da Bahia

Deixe um comentário!