Para Afif, reforma tributária já começou

29 de outubro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

O ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif disse em entrevista que o novo mandato da presidente reeleita Dilma Rousseff já começa com a reforma tributária em andamento, com a nova Lei do Supersimples, aprovada este ano pelo Congresso Nacional e que entra em vigor a partir de 1º de janeiro. “Esta é a grande reforma tributária, começamos pelo Supersimples”, destacou o ministro.

Na entrevista, Afif diz que cumpriu a missão para a qual foi escolhido, como ministro da cota pessoal da presidente da República. Ele acredita que este segundo mandato de Dilma terá como um dos principais focos as ações voltadas para a retomada do crescimento. O ministro da Micro e Pequena Empresa acredita que, apesar do acirramento dos ânimos na campanha, a relação com a oposição se pautará pelo respeito institucional.

“Todos vão depender de todos, isso aqui não é um jogo Corinthians versus Palmeiras, há problemas sérios a serem resolvidos, por isso as bravatas terão de ser deixadas de lado e o entendimento deve ser a prioridade, governo é governo, não tem essa de oposição”, reitera.

A lei complementar que universaliza o Supersimples foi sancionada no dia 7 de agosto deste ano pela presidente Dilma Rousseff, estabelecendo um sistema de tributação diferenciado para as micro e pequenas empresas que unifica oito tributos cobrados pelos governos federal, estadual e municipal em um único boleto e reduz, em média, em 40% a carga tributária. A mudança deverá beneficiar 142 categorias e cerca de 450 mil empreendimentos.

Com a reeleição de Dilma, o ministro acredita que será mais fácil implantar o que ele chama de segunda fase do programa, como a revisão das tabelas do Simples. Uma das medidas em estudo é elevar o teto anual. “Isso dará um grande impulso”, destaca o ministro.

Afif diz que a micro e pequena empresa representa 97% do universo das empresas, o que mostra a ‘visão de governo de massa’ da gestão de Dilma Rousseff.

Fonte: Exame

Deixe um comentário!